JARDIM DOS CURUMINS: UMA EXPERIÊNCIA DO BRINCAR JUNTO A NATUREZA
Keywords:
Brincar, Brinquedoteca, Desemparedamento, Natureza, InfânciaAbstract
O presente trabalho faz parte do projeto de extensão da Brinquedoteca Universitária – quem quer brincar, e tem por objetivo compreender o brincar junto a natureza e apresentar as atividades trabalhadas com as crianças no Jardim dos “Curumins” com o intuito de apresentar como esse espaço vem trabalhando com o brincar junto as instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Mineiros-GO. Para isso buscou através de livros, artigos, teses e dissertações discutir de maneira mais ampla essa relação da criança com a natureza. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo etnográfica, que buscou, na abordagem materialista histórica e dialética, compreender os nexos constitutivos entre o brincar e a natureza. Os participantes das pesquisas são as crianças das instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino da cidade de Mineiros-GO. Os instrumentos de coletas de dados foram as observações no jardim da brinquedoteca, registro de filmagens das crianças brincando e registros fotográficos. Os resultados demonstram o quanto as crianças possuem um vínculo com a mãe natureza, porque esse é o lugar que abriga a vida é de onde brota a vida, é por isso essa conexão surpreendente entre as crianças e a terra, entre as crianças e a natureza em que brincadeiras fluem de maneira surpreendente. Por isso, deixe-os brincar!