APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO MANEJO DE OBSTRUÇÃO DE VIA AÉREA EM PRÉ-ESCOLARES: ESTUDO PILOTO
Keywords:
Engasgo, Crianças, Primeiros socorros, Treinamento realístico, ProfessoresAbstract
Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) consiste em bloqueio da passagem do ar causado por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. Nesse contexto, faz-se necessário o conhecimento sobre o manejo de via aérea para solucionar essa ocorrência. Dessa forma, o objetivo desse estudo é descrever e analisar o uso de aplicação realística no manejo de obstrução de via aérea em pré-escolares de CMEI, em Trindade-GO. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório do tipo relato de experiência. Foi realizada no dia 25/08/2022, no Centro Municipal de Educação Infantil Wilma Soares de Paula, localizado no setor Maysa, em Trindade-Goiás, a simulação realística de obstrução de vias aéreas em crianças. Para a execução da ação, foram indicadas pela gestora da unidade nove (9) docentes que acompanham crianças entre 6 meses – 5 anos. Para aplicação prática, foram utilizados os materiais: questionário de avaliação do conhecimento para atuar diante de intercorrência de saúde na escola, escala de avaliação de conhecimentos prévios e manequim bebê para RCP – Baby Anne. Inicialmente, foram apresentados os conceitos de “Obstrução de Vias Aéreas”, a incidência dos eventos ligados à obstrução em pré-escolares e descrição oral da manobra de Heimlich. Posteriormente, foram convidadas algumas voluntárias, dentre as professoras (9) para que, por meio da simulação de obstrução de vias aéreas com uma criança, colocassem em prática o passo a passo a ser realizado em situações semelhantes, como: verificação da obstrução por meio de sinais visuais apresentados pela criança, solicitação por socorro através do número 192 e aplicação da manobra de Heimlich anteriormente aprendida. Durante a ação, construiu-se e avaliou-se a atuação das discentes diante do cenário de simulação realística no manejo de obstrução de via aérea em pré-escolares. A construção do cenário, se aproximando ao máximo da realidade clínica, possibilitou a participação dos docentes dessa instituição, oferecendo a estes um melhor aprimoramento e maior confiabilidade e satisfação nas ações de assistência à criança com via aérea obstruída. Nos resultados obtidos com a simulação realística de obstrução de vias aéreas em crianças após a aplicação das manobras e coleta de dados, sinalizando bom conhecimento para atuar diante de intercorrências de saúde na escola. Todas as participantes se mostraram interessadas e ativas nas atividades propostas. Conclui-se que, esta experiência pode contribuir para elucidar questões e fomentar discussões de modo a trazer e/ou fortalecer o conhecimento deste tema, contribuindo para uma atuação mais segura dos profissionais em caso de uma necessária atuação emergencial.