O ESTADO DA ARTE SOBRE HIPERCONEXÃO E DISPERSÃO NA CULTURA DIGITAL: EVIDÊNCIAS DA LITERATURA CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Dispersão de estudantes, Ensino superior, Cultura digitalResumo
As tecnologias digitais têm se popularizado rapidamente, transformando não apenas a forma como nos comunicamos, mas também como aprendemos. Com a disseminação de smartphones e acesso à internet, os jovens têm um mundo de informações ao alcance das mãos. Esse novo tempo da cultura permite que as pessoas fiquem cada vez mais dispersas e tem convidado as pessoas a se manterem altamente conectadas com dispositivos eletrônicos e tecnologias digitais, causando o fenômeno da hiperconexão. Isto ocorre nos mais diversos contextos sociais, no ambiente familiar, na escola, na universidade, nas relações afetivas, entre outros. No entanto, essa hiperconexão pode proporcinar muitos desafios para o ambiente educacional, foco desse trabalho. Este estudo, portanto, busca entender como essa cultura digital afeta a vida de alunos e professores do curso de Educação Física da UNIFIMES. O objetivo principal é apresentar o estado da arte que trata do tema tecnologias digitais e conexão de sujeitos com os dispositivos de mídia, de modo a contextualizar o que revelam produções científicas publicadas nos últimos 5 anos sobre à temática da hiperconexão e dispersão, como foco no ensino superior. O artigo é fruto de um projeto de pesquisa conduzido no âmbito do curso de Educação Física, em andamento, que busca analisar como as tecnologias digitais impactam o comportamento na sociedade e no ambiente educacional. A revisão bibliográfica identifica vários aspectos, dentre eles a forte presença das tecnologias digitais na vida dos sujeitos, o que contribui para a dispersão dos estudantes, tanto dentro quanto fora da sala de aula.