O ESTADO DA ARTE SOBRE HIPERCONEXÃO E DISPERSÃO NA CULTURA DIGITAL: EVIDÊNCIAS DA LITERATURA CIENTÍFICA

Autores

  • Arthur Silva Dias Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG
  • Emily Arantes Costa Carvalho Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Dispersão de estudantes, Ensino superior, Cultura digital

Resumo

As tecnologias digitais têm se popularizado rapidamente, transformando não apenas a forma como nos comunicamos, mas também como aprendemos. Com a disseminação de smartphones e acesso à internet, os jovens têm um mundo de informações ao alcance das mãos. Esse novo tempo da cultura permite que as pessoas fiquem cada vez mais dispersas e tem convidado as pessoas a se manterem altamente conectadas com dispositivos eletrônicos e tecnologias digitais, causando o fenômeno da hiperconexão. Isto ocorre nos mais diversos contextos sociais, no ambiente familiar, na escola, na universidade, nas relações afetivas, entre outros. No entanto, essa hiperconexão pode proporcinar muitos desafios para o ambiente educacional, foco desse trabalho. Este estudo, portanto, busca entender como essa cultura digital afeta a vida de alunos e professores do curso de Educação Física da UNIFIMES. O objetivo principal é apresentar o estado da arte que trata do tema tecnologias digitais e conexão de sujeitos com os dispositivos de mídia, de modo a contextualizar o que revelam produções científicas publicadas nos últimos 5 anos sobre à temática da hiperconexão e dispersão, como foco no ensino superior. O artigo é fruto de um projeto de pesquisa conduzido no âmbito do curso de Educação Física, em andamento, que busca analisar como as tecnologias digitais impactam o comportamento na sociedade e no ambiente educacional. A revisão bibliográfica identifica vários aspectos, dentre eles a forte presença das tecnologias digitais na vida dos sujeitos, o que contribui para a dispersão dos estudantes, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Adriene Sttéfane Silva , Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG

Professora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Doutora em Educação (UFU).

Emily Arantes Costa Carvalho, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Discente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros- UNIFIMES. E-mail: emilyarantes1@gmail.com

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Publicado

05-12-2024