O PARADIGMA DA REPRODUÇÃO VERSUS OS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Reprodução social, Ideologias, Prática docente, CurrículoResumo
Este artigo tem o objetivo de promover uma breve reflexão sobre os desafios que são impostos à educação a partir das observações de Bourdieu sobre o que se observa ser o papel da educação. Dessa forma, as ideias de Bourdieu são confrontadas com os programas e as políticas educacionais vigentes, bem como com as práticas pedagógicas e os desafios impostos à educação, a partir da universalização do ensino. Nesse contexto, foi produzida, no decurso deste artigo, uma reflexão com o objetivo de avaliar como as medidas adotadas pelo Estado têm se materializado em ações concretas dentro do processo de ensino aprendizagem. Ademais, busca-se avaliar o impacto das políticas e projetos no campo educacional em curso. Para tanto, ressaltamos como o capitalismo e o neoliberalismo se fazem presentes nesse processo. Quanto à metodologia, foram efetuadas pesquisas em diferentes pesquisadores para fins de complementação dos argumentos usados. Como resultado, tem-se que há um posicionamento governamental no sentido de adotar dispositivos legais para atender às demandas impostas pela universalização do sistema de ensino, além daquelas impostas pelo sistema neoliberal. As consequências são várias: a mais penosa é não admitir que a educação seja a mola propulsora do desenvolvimento de uma nação, uma vez que não se promove a transformação da sociedade por outra via que não seja a educação, a qual é transformadora.