A IMPORTÂNCIA DA DISSEMINAÇÃO DO CONCEITO DE EXTENSÃO E DE EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS

Autores

  • Eric Mateus Nascimento de Paula Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
  • Angelita Oliveira Freitas

Palavras-chave:

Extensão, Extensão Universitária, Conhecimento, Experiências

Resumo

Ao analisarmos o panorama histórico da Extensão Universitária (e seus conceitos) no Brasil, nota-se um longo processo de transformações, divido em várias fases em que muitas delas eram respaudadas por textos legais. Resumidamente, a Extensão brasileira permeou momentos entre o assistencialismo e o atual conceito de interação dialógica entre as instituições de ensino e os diversos setores da sociedade. A última definição, apresentada na Resolução CNE 07/2018, traz que a Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Após analisar a evolução deste conceito, fica evidente a necessidade da academia de refletir e questionar a inclusão e efetivação da realização das atividades de extensão, tendo em vista que os conceitos de extensão ainda não são amplamente difundidos  e compreendidos na comunidade acadêmica.

Desta maneira, a Revista Intermedius surge com um novo canal de comunicação e disseminação da Extensão Universitária, bem como de ações bem sucedidas, por meio de artigos, relatos de experiência, resenhas, entrevistas e ensaios visuais, que podem ser tanto específicos de uma área do conhecimento, quanto interdisciplinar, no que se refere: meio ambiente e agrárias; sociais e humanidades; engenharia/tecnologia/gestão; e saúde e biológicas.

Nessa primeira edição da Revista Intermedius, o leitor poderá encontrar trabalhos que ampliarão seus conhecimentos extensionistas acerca de educação em saúde e o uso das redes sociais, produção de alimentos orgânicos, saúde do idoso e do trabalhador, discussões no âmbito da psicologia, experiências na graduação e no ensino atrelado a pesquisa e extensão. Boa leitura!

Downloads

Publicado

2021-01-29