Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .docx
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto deve ser apresentado em espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha; a fonte deve ser em tamanho 12-pontos.
  • As figuras e tabelas precisam ser inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e deve ser submetido a revisão de linguagem antes de sua submissão.

Diretrizes para Autores

Aceita originais em português ou espanhol, na forma de artigos originais, resenha, entrevistas, relato de experiência e ensaios visuais, que podem ser tanto específicos de uma área do conhecimento, quanto interdisciplinar.

O texto poderá ser redigido em português ou espanhol. Deverá ser digitado em programa editor de texto, salvando o arquivo em formato .docx, em fonte tipo Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 2 cm na primeira linha. Configuração de página: 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita.

Serão aceitos trabalhos com no máximo 06 (seis) autores, sendo que a identificação e filiação destes devem ser informadas apenas durante a submissão na área dos metadados. Trabalhos submetidos por discentes de graduação, deverão ter pelo menos um docente no quadro de autores.

Observação: os trabalhos que possuírem imagens e fotografias devem submeter o trabalho com a inclusão do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM do (a) autor (a) e dos indivíduos que são expostos na imagem/fotografia. Por favor, não inserir o nome dos autores no corpo do texto enviado. Inserir os autores apenas nos campos do metadados.

Artigos

Esta seção abriga textos inéditos que apresentem contribuição ao conhecimento e estejam relacionados a projetos e atividades desenvolvidos no âmbito da extensão universitária. Compreendem-se aqui: textos sobre metodologia na extensão; textos teóricos ou de revisão de um campo do saber; textos de atualização.

Artigo e Relato de Experiência deverá ter um mínimo de 10 (dez), e no máximo, 15 (quinze) páginas, incluindo título, resumos, palavras-chave e referências.

O título do artigo deve ter, no máximo, 12 palavras, digitado em fonte tipo Arial, CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), em negrito, na língua original do artigo.

O TRABALHO DEVE APRESENTAR A SEGUINTE ESTRUTURA: título; resumo (com no mínimo 150 e máximo 250 palavras); três a cinco palavras-chave separadas por ponto; título em inglês; abstract; keywords; título em espanhol; resumen e palabras clave, nesta ordem. Casos em que o trabalho for submetido em língua espanhola, alterar a ordem destes itens. As três formas de resumo são obrigatórias. 

O resumo deve apresentar o tema geral, o problema situado na comunidade, objetivos, metodologia e principais resultados e conclusões.

Tabelas, quadros, gráficos e figuras (fotos, desenhos e mapas) serão numerados na sequência em que aparecerem e sempre citados no corpo do texto. Tabelas e quadros devem ser encabeçados por seu respectivo título. As figuras trarão a sua legenda textual (Título) imediatamente abaixo. O autor do texto deve informar os créditos referentes ao que utilizou no corpo do texto, inserindo abaixo do Título a "Fonte".  Para fotografias e imagens será necessário o envio de cessão de direitos autorais e/ou autorização dos indivíduos expostos.

Obs.: quadros possuem apenas textos e tabelas possuem dados numéricos.

Subtítulos devem vir em negrito e CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), alinhados à esquerda, fonte tamanho 12.

Não serão aceitas notas explicativas.

Todas as citações deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR informação e documentação-citações em documentos.

As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se resumir ao último sobrenome do autor, à data de publicação da obra e à página, quando pertinente.

As citações com mais de três linhas devem ter recuo à esquerda de 4.0 cm, tamanho 10 e entrelinha simples, separando-as do corpo do texto com um espaço antes e outro depois.

As citações com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas.

Dentro do texto, usar itálico para expressões em destaque, termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

As referências deverão ser apresentadas ao final do artigo, em ordem alfabética. Para ênfase ou destaque utilizar negrito e não itálico. As referências deverão ser alinhadas somente à esquerda, em espaçamento simples entre linhas. Consulte a norma da ABNT 6023:2018 informação e documentação-referências.

 Exemplos:

  1. Livro com um autor: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em negrito. Cidade da editora: editora, ano.
  2. Livro com dois autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome; SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em negrito. Cidade da editora: editora, ano.
  3. Capítulo de Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo.In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em negrito. Número da edição. Cidade: editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.
  4. Artigo de periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo (sem destaque), Título do periódico em negrito,volume e número do periódico, Número da página ou intervalo utilizado, data de publicação.
  5. Anais: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número da edição do evento, ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (Anais ou Resumos ou Proceedings em Negrito), Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.
  6. Internet: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Título do periódico em negrito,volume e número do periódico, Número da página ou intervalo utilizado, data de publicação. Disponível em: (insere o endereço da internet do trabalho). Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) e ano.
  7. Tese: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em negrito:subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em “área do curso‟) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

Relatos de Experiência

Textos que descrevam, apresentem e discutam ações e projetos de extensão. Através de um relato baseado nas atividades desenvolvidas, a seção busca dar visibilidade às práticas de extensão, apontar caminhos e destacar os avanços ocorridos na área.

As normas desta seção compreendem as mesmas dos Artigos.

Entrevistas

Entrevistas realizadas com atores reconhecidos no campo acadêmico, políticas públicas ou movimentos e organizações sociais que contribuam para o debate da extensão universitária. Matéria de responsabilidade da Equipe Editorial da Revista.

Resenhas

Revisão crítica de livros, dissertações, teses, sites e produtos multimídia, publicados há até 3 anos, orientando o leitor quanto às suas características e contribuições potenciais para a extensão universitária e sociedade. As resenhas de obras mais antigas poderão ser publicadas após avaliação de sua pertinência pelo Conselho Editorial da Revista.

A extensão da resenha – incluindo títulos, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas – não deverá ultrapassar o limite de 10 páginas.

No início da primeira página da resenha deverá constar título, nome(s) do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do(s) autor(es) da resenha.

As citações deverão ser apresentadas entre parênteses no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte citada, a data de publicação e, se for o caso, a(s) página(s) citada(s), seguindo as normas da ABNT.

As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

Não deverão ser incluídas notas de rodapé em resenhas bibliográficas.

Ensaios Visuais

Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas artísticas e de ações extensionistas consolidadas. Podem ser enviados ensaios fotográficos, gráficos e registros de processos artísticos. Devem compreender no mínimo 2 páginas e no máximo 8, com formatação a cargo do autor, respeitando as especificações da revista.

De 6 a 15 imagens com texto de apresentação, créditos e legendas: O ensaio deve conter um texto de apresentação (com até 2.500 caracteres), legendas (com no máximo 400 caracteres) e os créditos das imagens (autoria, local e ano de produção). As imagens podem ser fotos, desenhos, ilustrações, colagens ou pinturas. O(a) autor(a) do ensaio visual deve apresentar uma autorização de uso das imagens. O texto deve ser enviado em Word com as imagens inseridas ao longo do mesmo. Porém, as imagens também devem ser enviadas em formato .jpg, .gif ou .png, com 1.2M e 300dpi, nomeadas sequencialmente de acordo com a ordem de exposição da seguinte forma: sobrenome_nome do(a) autor(a)_01 etc.