PESQUISA E EXTENSÃO ACERCA DA MEMÓRIA REGIONAL DE MINEIROS

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA

Autores

  • Thiago Ferreira Silva UFG/PUC-GO/UNIUBE

Palavras-chave:

Memória. História e Educação. Formação Docente.

Resumo

A pesquisa e a extensão são dois pilares fundamentais da educação superior. Por meio dessas importantes estruturas é possível desenvolver ações na comunidade que contribuam para o desenvolvimento regional, a cultura, sobretudo a educação. Nesse sentido, o artigo objetiva apresentar a proposta de um projeto de intervenção educativa e discutir a importância da manutenção da memória regional da cidade de Mineiros, Goiás. Vislumbra-se, por meio de um projeto com caráter de intervenção, resgatar memórias construídas nas últimas quatro décadas do século passado, visando contribuir com a formação de professores do ensino fundamental e médio, especialmente da área de história, geografia e ciências. Articulando pesquisa e extensão pretende-se trazer à tona fatos passados que contribuíram para o desenvolvimento humano, social e cultural da cidade Mineiros. Trata-se de uma ação extensionista e investigativa fundamentada no método qualitativo, de abordagem histórica, que tomará como referência teórica estudos de autores situados no campo da história, tendo como enfoque principal a memória regional. Em linhas gerais, o projeto tratar-se-á da influência dos monges beneditinos estadunidenses que chegaram em Mineiros na década de 1960, com intuito de construir e estabelecer uma comunidade monástica no coração do Brasil – especialmente na região sudoeste goiana. Os monges tiveram uma significativa atuação que ajudou a alavancar a agricultura na região – fato este que a pesquisa vislumbra resgatar. Pretende-se, com este projeto, desenvolver uma proposta de formação educativa, voltada aos docentes da rede pública municipal e estadual, com caráter de intervenção, que possa contribuir com a perpetuação da memória coletiva mineirense.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira Silva, UFG/PUC-GO/UNIUBE

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UNIALFA (2008). Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (2013). Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018). Especialista em Formação Humana pelo Instituto São Tomás de Aquino (2017). Foi editor-chefe da Revista mensal O Paroquiano entre os anos 2016 e 2019. Monge beneditino e Presbítero na Igreja Católica Apostólica Romana. Tem interesse pelos seguintes temas: Memória individual e coletiva; História; História da Igreja; História Medieval; Micro-história; Identidades; Educação; Projetos de intervenção educativo, social e cultural.

Downloads

Publicado

2021-01-29

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência

Categorias