IDENTIDADES UMBANDISTAS JUVENIS ENTRE OLHARES NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Estudos Culturais, Identidades Umbandistas Juvenis, contexto escolarResumo
Este texto emerge das atividades desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e no projeto de extensão de processos educativos vinculado a Diretoria de Extensão do Centro Universitário Mineiros - UNIFIMES e ao grupo de pesquisa NEPEM. Seu objetivo é promover um diálogo reflexivo sobre as identidades de jovens umbandistas em contexto escolar. Os marcadores que utilizamos para essa abordagem são: escola, currículo, religião (umbanda), juventude e identidade. A escola é um espaço de contradições, um espaço de conflito. Mesmo entendendo que a escola não é um espaço religioso - entendemos que ela é atravessada por identidades religiosas visíveis (que geralmente respondem às intenções do sistema) e outras que são personificadas – invisíveis, rasuradas e/ou apagadas. Entre elas julgamos que estão as identidades umbandistas.