Sobre a Revista

2764-670X

FOCO E ESCOPO

A Revista Intermedius é um periódico eletrônico vinculado à Diretoria de Extensão, Assuntos Comunitários, Estudantis e Culturais do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, e tem como objetivos fundamentais a difusão de práticas e reflexões extensionistas na comunidade nas mais diversas áreas do conhecimento, estimulando o fortalecimento da aplicação do conhecimento científico nas organizações sociais. Extensão é aqui entendida como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação entre a comunidade acadêmica e os demais setores da sociedade.

Este periódico adota como diretrizes de extensão:

• Relação entre as Instituições de Ensino e a sociedade para uma atuação voltada ao interesse e às necessidades sociais, com vistas à implementação do desenvolvimento regional e das políticas públicas;
  • Diálogo e troca de saberes visando a produção de conhecimentos partindo da realidade acadêmica, na permanente articulação entre teoria e prática;
  • Ações interdisciplinares, interinstitucionais, solidárias e coparticipativas entre as Instituições de Ensino e população por meio da vivência social, cultural, política e profissional do corpo docente, discente, funcionários e sociedade;
  • Indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, em que o vínculo de toda ação de extensão deva estar voltada ao processo de formação de pessoas e de geração de conhecimento, tendo o discente como protagonista de sua formação técnica para obtenção de competências necessárias à atuação profissional e à sua formação cidadã.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DO PERIÓDICO

A Revista Intermedius publica artigos, relatos de experiência, resenhas, entrevistas e ensaios visuais, que podem ser tanto específicos de uma área do conhecimento, quanto interdisciplinar, no que se refere:

• Meio Ambiente e Agrárias;
  • Sociais e Humanidades;
  • Engenharia/Tecnologia/Gestão;
  • Saúde e Biológicas.

PERIODICIDADE

A Revista Intermedius possui periodicidade semestral.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Intermedius possibilitará o acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Esta política editorial se baseará na necessidade de difusão e democratização do conhecimento, uma vez que as contribuições, aqui disponibilizadas, possuem relevância social e acadêmica. Desta maneira, o Conselho Editorial defenderá a ideia de que todos têm o direito de compartilhar e beneficiar-se do conhecimento produzido. Autoriza e estimula a reprodução do seu conteúdo veiculado, desde que sempre sejam citadas as fontes.

DIRETRIZES PARA AUTORES

Será disponibilizada uma seção com as diretrizes aos autores, com as especificações de formatação de cada modalidade de trabalho científico, bem como as regras éticas para a produção destes.

ARQUIVAMENTO

Esta revista utilizará um sistema de arquivo, à exemplo do sistema LOCKSS, que objetiva distribuir os trabalhos aqui apresentados entre bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A Revista Intermedius adotará avaliação por pares sendo essa realizada de forma cega. Possuirá uma Comissão Avaliadora própria, se comprometendo ainda com a diversidade institucional, brasileira e estrangeira, por meio de sua Comissão de Avaliadores ad hoc. Os trabalhos acadêmicos submetidos poderão ser aceitos, aceitos com reformulações necessárias, ou recusados.

CONSELHO EDITORIAL

• Dr. Aristóteles Mesquita de Lima Netto - Editor associado