O DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA INFANTIL FANTÁSTICA E A FICÇÃO NA OBRA DE “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do diálogo narrativo entre a literatura infantil e a ficção nos filmes “Alice no País das Maravilhas” (1951 e 2010). O primeiro filme dirigido por Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske (1951), e o segundo filme com a Direção de Tim Burton(2010). Este artigo não focaliza na descrição narrativa completa dos filmes, mas busca-se investigar a personagem “Alice” através da perspectiva histórica, cinematográfica e literária. Desse modo, buscamos aportes teóricos como Regina Zilberman (2003), Lígia Cademartori (2010), Tzevetan Todorov (1980), Hutcheon (2011) e entre outros.

Biografia do Autor

Bibiana Borges Amaral , Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo e Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestra em Letras (PPGL) - Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Julienne da Silva Silveira, Universidade Estadual do Tocantins

Mestra em Letras na área de estudos literários - PPG-Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Letras pela UFT-Câmpus de Porto Nacional. Atualmente é professora e assessora na Editora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Rosana Quadros Santos Leite, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas - na Universidade Federal do Tocantins – UFT (2006), Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Instituição FAAP e Graduação em Pedagogia pela Instituição FAIARA. Docente do curso de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Mestra em Letras (UFT), Câmpus Porto Nacional.

Kyldes Batista Vicente, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Graduada em Letras e Mestre em Letras e Linguística (UFG). Realizou estudos de pós-doutoramento em Letras e Linguística (UFG) e atualmente é professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e do Centro Universitário ITOP (Unitop). É editora da Revista Humanidades & Inovação (Unitins), da Revista Extensão (Unitins) e da Revista Multidebates (Unitop).

Downloads

Publicado

20-01-2023

Como Citar

BORGES AMARAL , Bibiana; DA SILVA SILVEIRA, Julienne; QUADROS SANTOS LEITE, Rosana; BATISTA VICENTE, Kyldes. O DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA INFANTIL FANTÁSTICA E A FICÇÃO NA OBRA DE “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 214–227, 2023. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/2339. Acesso em: 18 abr. 2024.