“AS CRIANÇAS DE HOJE EM DIA NÃO SABEM BRINCAR”: PRÁTICAS CORPORAIS BRINCANTES SOB O OLHAR DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Mônica Caldas Ehrenberg Universidade de São Paulo

Resumo

"Os meninos e as meninas de hoje em dia não sabem brincar” ou brincam de maneira diferente em relação às brincadeiras do passado? Aqui o foco é desconstruir um paradoxo que envolve as práticas corporais brincantes no universo da Educação Infantil e o objetivo é analisar a compreensão de professoras acerca de aspectos da infância, considerando o que elas trazem à tona em suas memórias e em suas observações atuais sobre o brincar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que recorreu ao valor das memórias recuperadas por meio de entrevistas semiestruturadas. As conclusões apontam que elas sabem brincar, porém de maneiras diferentes em relação às brincadeiras do passado. As transformações sociais são claramente reverberadas nas práticas corporais brincantes das crianças contemporâneas.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

Mônica Caldas Ehrenberg, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação (GEPGEE) da Feusp. Co-líder do Gymnusp.

Downloads

Publicado

20-01-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves; CALDAS EHRENBERG, Mônica. “AS CRIANÇAS DE HOJE EM DIA NÃO SABEM BRINCAR”: PRÁTICAS CORPORAIS BRINCANTES SOB O OLHAR DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 42–60, 2023. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/2330. Acesso em: 29 mar. 2024.