Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Interação Interdisciplinar é um periódico científico eletrônico semestral, vinculado ao Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e tem como objetivo principal a difusão de conhecimentos de maneira multi, trans e interdisciplinar.

Assim, a missão da Revista é divulgar as pesquisas de diversas áreas do conhecimento, que de alguma forma são atravessadas pelas práticas de ensino. Destina-se à publicação de Artigos Científicos, e de revisões bibliográficas, bem como de Entrevistas e Relatos de Experiência que dialogam as diversas áreas do conhecimento. Desta maneira, assume-se como um espaço em que o caráter interdisciplinar é primordial.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação pelos pares está condicionado a vários procedimentos. No primeiro passo os autores interessados na submissão de seus manuscritos deverão realizar seu cadastro no sistema on-line deste periódico e realizar todos os procedimentos necessários para anexar os documentos no sistema. Posteriormente, via sistema é encaminhado um e-mail ao autor correspondente, acusando a submissão do manuscrito, constando o respectivo código de cadastro/registro.

Em mãos do Editor-Chefe, o processo de avaliação editorial só começara se o manuscrito estiver dentro das normas estabelecidas para autores do periódico e se não for constatado a existência de plágio, mediante o uso de programas anti-plágio, caso contrário, será devolvido para adequação. Por isto, para agilizar a avaliação por pares, recomenda-se aos autores que submetam os seus artigos devidamente normalizados.

Os artigos que estiverem conforme as normas prescritas nas instruções aos autores serão apreciados pelos Editores de Área, o qual deliberará pelo prosseguimento ou não da análise editorial, analisando a adequação do trabalho às áreas de abrangência do periódico, a organização estrutural e originalidade do texto e o seu grau de relevância frente aos possíveis leitores. Trabalhos não adequados a estrutura editorial do periódico serão devolvidos aos autores, antes mesmo da análise técnico-científica.

Os artigos devolvidos por razões ligadas à organização textual podem ser ressubmetidos. Entretanto, os que não atenderem os critérios de originalidade não serão aceitos, inclusive o (s) autor (es) poderá (ão) responder conforme a lei de Direitos Autorais, nº 9610, de 1998.

Os manuscritos aprovados pelos Editores de Área terão seu mérito técnico-científico avaliado por dois ou três pesquisadores e/ou especialistas no assunto, aqui denominados Pareceristas/Avaliadores, que trabalharão sem ter ciência dos autores dos artigos. Esses avaliadores serão pesquisadores de reconhecida competência na área temática de cada trabalho e, preferencialmente, vinculados a instituições diferentes daquelas onde teve origem o artigo em análise.

Cada Pareceristas/Avaliadores manifestar-se-á, em seu parecer, através de uma das seguintes opções: i) Recomendado; ii) Recomendado com correções obrigatórias; ou iii) Não recomendado. O avaliador em seu parecer, ou no próprio texto do manuscrito, indica alterações, corrigi, suprimi ou acrescenta trechos e seções, aponta descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologia, solicita explicações mais detalhadas, etc.

O Editor-Chefe sugere e estimula os seus avaliadores a emitirem pareceres críticos e construtivos acerca do trabalho em análise. Também, aconselha que realizem as apreciações do artigo de maneira respeitosa, com críticas e sugestões relevantes para o crescimento da comunidade científica e da comunidade civil.  A decisão sobre a aceitação ou rejeição do artigo para publicação terá como fundamento, o parecer dos avaliadores, inclusive, serão encaminhadas ao autor responsável pela submissão do manuscrito as cópias de todos os pareceres, na íntegra, omitindo-se a identificação dos pareceristas.

Em caso de apenas dois avaliadores emitirem pareceres que gerem empate (um parecer favorável à publicação e outro desfavorável), o manuscrito será encaminhado para um terceiro consultor. Havendo predominância de pareceres desfavoráveis, o manuscrito não será aceito para publicação neste periódico. E na predominância de pareceres favoráveis, a decisão é pela aceitação de publicação do trabalho.

A aceitação para publicação do artigo, também fica condicionada ao atendimento das apreciações e recomendações dos avaliadores. Entende-se que as sugestões agregam, somam e melhoram a qualidade do trabalho, por isto, mesmo os artigos com pareceres favoráveis e acompanhados de sugestões de alterações por parte dos pareceristas, eles somente serão publicados depois da revisão que atendam as apreciações indicadas. Após a análise da versão reformulada, se as recomendações dos pareceristas estiverem incorporadas ou justificadas, o artigo é aceito para publicação, ao contrário, será devolvido para nova revisão, inclusive, poderá ser arquivado se não forem atendidas as contribuições propostas pelos avaliadores.

Durante a fase de editoração da revista, para agilizar o processo de publicação, o Editor-Chefe reserva-se o direito de fazer pequenas alterações ou ajustes finais no texto dos autores. Contudo, antes de disponibilizar o manuscrito on-line, uma prova gráfica do trabalho é enviada aos autores, ocasião que observarão o ajuste e acatarão ou não a publicação final do manuscrito.

Periodicidade

A Revista Interação  Interdisciplinar é um periódico científico eletrônico de fluxo contínuo, vinculado ao Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES)

Política de Acesso Livre

A política editorial deste periódico tem como base a relevância social dos estudos e pesquisas,aspecto que justifica a sua difusão e socializados. Por isto, oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, contribuindo para que este acervo se configure como patrimônio da humanidade.

Em razão disso, o Conselho Editorial Cientifico da Revista InterAção & Multidisciplinaridade sustenta que  todos tem o direito de compartilhar e beneficiar-se dele,  autoriza e estimula a reprodução do seu conteúdo veiculado, desde que sempre sejam citadas as fontes.

 

Equipe

Glicélia Pereira Silva - Editora Chefe

Fernando Freitas Costa - Responsável Técnico e Diagramador

Deise Katiuscia Xavier Kaisa Oliveira - Secretária e Diagramadora

Sponsors

Esta publicação é financiada pela UNIFIMES com o apoio da Diretoria de Pesquisa/UNIFIMES.

Fontes de Apoio

  • Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão /UNIFIMES;
  • Diretoria de Pesquisa;
  • Diretoria de Pós-Graduação;

Histórico do periódico

A Revista Interação  Interdisciplinar é um periódico científico eletrônico semestral, vinculado ao Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e tem como objetivo principal a difusão de conhecimentos de maneira multi, trans e interdisciplinar.

Assim, a missão da Revista é divulgar as pesquisas de diversas áreas do conhecimento, que de alguma forma são atravessadas pelas práticas de ensino. Destina-se à publicação de Artigos Científicos, e de revisões bibliográficas, bem como de Entrevistas e Relatos de Experiência que dialogam com as diversas áreas do conhecimento. Desta maneira, assume-se como um espaço em que o caráter interdisciplinar é primordial.