PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES SOBRE A SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO CANTEIRO DE OBRAS DO FÓRUM DE NOVA XAVANTINA – MT

Autores

  • PILATTI, H. S. C. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • MORESCO, B.H. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • IUEN, A. A.
  • GOLTZ, C. J.

Resumo

O ramo da construção civil traz diversos riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Portanto, buscando analisar a segurança do trabalho no setor, o artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos funcionários que atuam no canteiro de obras do Fórum de Nova Xavantina – MT. A equipe de colaboradores é composta por 25 trabalhadores, porém os entrevistados somam um total de 18 indivíduos, os quais são responsáveis por diversas funções dentro do canteiro: mestre de obra, encarregado, pedreiros, serventes, dentre outros. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com a utilização de questionário formulado diretamente para os colaboradores inseridos no contexto desta obra, e também realizados registros fotográficos para comprovação da realidade transposta dentro do canteiro em estudo. Por meio deste levamento, tornou-se possível retratar a atual gestão de segurança do trabalho aplicada no canteiro de obras, desenvolvendo-se a pesquisa do ponto de vista dos trabalhadores. E, juntamente com os resultados apresentados dos entrevistados, foram abordadas normas regulamentadoras para embasar o uso de cada medida tomada pela empresa, a fim de favorecer um ambiente mais seguro e menos propenso a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Downloads

Publicado

03-07-2021

Como Citar

HEVRLI DA SILVA CARNEIRO PILATTI; BRUNO HENRIQUE MORESCO; ALEXANDRE AZEVEDO IUEN; CLAUDIR JOSÉ GOLTZ. PERCEPÇÃO DOS TRABALHADORES SOBRE A SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO CANTEIRO DE OBRAS DO FÓRUM DE NOVA XAVANTINA – MT. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 11–30, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/820. Acesso em: 29 mar. 2024.