De Repente, Aulas Não Presenciais Mediadas Por Tecnologias Digitais Durante a Pandemia: Um Relato de Experiência Sobre a Educação Superior na Unifimes
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i2.904Resumo
De repente, a sociedade foi surpreendida por uma pandemia viral que forçou os seres humanos e todas as organizações a eles atreladas a se reorganizarem. Nota-se que o ano de 2020 tem sido marcado por inúmeras mudanças globais, que assolam e balançam não apenas aquilo que havia sido construído no âmbito da ciência e da saúde, mas também atingem exponencialmente as esferas da economia, da política, das culturas e também da educação. Neste relato de experiência o objetivo é refletir sobre as principais mudanças ocorridas no campo educacional, sobretudo no ensino superior, destacando o fenômeno das aulas não presenciais mediadas por tecnologias que tornou uma nova realidade nos mais diversos espaços de educação. Trata-se de uma contribuição teórica e reflexiva que apresentará neste trabalho os seguintes aspectos: uma contextualização sobre o trabalho docente frente as necessidades de reorganização e novas descobertas; algumas discussões sobre as aulas não presenciais durante a pandemia causada pelo Coronavírus, especialmente na UNIFIMES; estratégias da gestão para garantir a continuidade das atividades de ensino, como a elaboração de novos documentos que orientam e regulamentam questões imprescindíveis no ensino superior; bem como será exposta, também, as articulações que a instituição de ensino tem realizada no cenário goiano e fora dele, para garantir o cumprimento de sua missão e visão. Além disso, serão apresentadas algumas ações que têm sido planejadas visando os próximos anos, como a transformação do Centro Universitário em Universidade de Mineiros. São esses os principais pontos a serem abordados nesse sucinto relato de experiência.