EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA E TRANDISCIPLINARIDADE – TESSITURAS PERTINENTES NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

Resumo

Este texto constitui-se em um recorte metodológico que enfoca a música como instrumento didático que pode possibilitar uma ação transdisciplinar. Parte da seguinte problemática: Como a música pode ser um instrumento didático-pedagógico na prática docente na Educação Infantil, pelo viés transdisciplinar? Constitui-se um estudo bibliográfico e qualitativo, tendo como objetivo geral analisar e discutir a música enquanto elemento integrador, criativo e didático na práxis da Educação Infantil. Como referencial de aporte apresentou-se eixos temáticos baseados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI). Sobre os conceitos de transdisciplinaridade e complexidade, fundamentamo-nos em Morin (2000), Nicolescu (1999), com apontamentos de Moraes (2015),  João Henrique Suanno (2013) e Marilza Suanno (2013 - 2014). Sobre Educação Infantil e musicalidade, embasamo-nos em Bréscia (2011) com apontamentos em Brito (2003). Destarte, este trabalho vislumbra e defende a utilização da música como elemento didático-pedagógico enquanto promotor da ação transdisciplinar e criativa, concluindo que a música pode ser um caminho no processo de aprendizagem, enquanto instrumento midiático tornando a prática docente em ação transdisciplinar.

Palavras-chave: Música. Educação Infantil. Transdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Dr. João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás - (UEG - PPG/IELT)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona/ES (2014). Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília/DF (2013). Mestre em Educação Universidad de la Habana/PUC-GO (2006). Especialista em Psicopedagogia pela UCG/GO (1994). Bacharel e Licenciado em Psicologia UCG/GO (1991). Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias PPG – IELT da Universidade Estadual de Goiás. Professor titular e dedicação exclusiva da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras, DGP/CNPq. Membro do grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação. Membro do grupo de pesquisa DIDAKTIKÉ – Estudos e Pesquisa sobre Didática FE/UFG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC/UB e RIEC/Brasil. E-mail: suanno@uol.com.br

7ªEdição, V. 04, N. 01, 2020

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

VINÍCIUS FAGUNDES DOS SANTOS; SUANNO, João Henrique. EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA E TRANDISCIPLINARIDADE – TESSITURAS PERTINENTES NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 36–48, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/884. Acesso em: 19 abr. 2024.