ESTADO DA ARTE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA COM ENFOQUE NAS CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE VIOLÊNCIA

Autores

  • GISLENE CABRAL DE SOUZA UNIVERSIDADE DO MINHO

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de doutoramento em andamento, e tem como objetivo evidenciar o volume das produções científicas relacionadas à Sociologia da Infância, com enfoque nas percepções de crianças a respeito da violência no contexto escolar, a partir da construção de um Estado da Arte. O período investigado foi de 2000 a 2017, com pesquisas em dissertações, teses e artigos publicados em periódicos e, no período de 2012 a 2016, para as produções investigadas nos eventos científicos. Para a realização da pesquisa foi adotada a metodologia qualiquantitativa. Procedeu-se, inicialmente, as buscas dos artigos, dissertações e teses nos sites da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal Brasileiro de publicações científicas em acesso aberto (OASIS) Biblioteca Digital desenvolvida em Software livre (Domínio Público) e no Banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para a investigação dos eventos científicos foram selecionados quatro eventos, um em nível internacional, dois nacionais e um estadual, sendo eles o Congresso Internacional de Pesquisas (Auto) Biográfica – (CIPA), as reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e um terceiro em nível regional/local que foi o Seminário de Educação realizado anualmente pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os resultados apontaram que estudos sobre a Sociologia da Infância, são ainda escassos, tanto nacionais quanto internacionais, pois na perspectiva dessa investigação foram localizadas somente dez (10) produções que reportavam sobre o tema investigado.

7ªEdição, V. 04, N. 01, 2020

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

CABRAL DE SOUZA, GISLENE. ESTADO DA ARTE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS SOBRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA COM ENFOQUE NAS CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE VIOLÊNCIA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 49–69, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/883. Acesso em: 29 mar. 2024.