RADICALISMO ÉTICO: A FILOSOFIA CÍNICA DA GRÉCIA ANTIGA

Autores

  • Daniel Richardson de Carvalho Sena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Resumo

Resumo: Este escrito tem por objetivo discorrer sobre o cinismo grego antigo, abordando aspectos como suas origens, atributos, repúdio às tradições e similaridades com outras escolas de sua época. A escola cínica possuía uma doutrina essencialmente moral, sua tese fundamental consistia em alcançar a felicidade, entendida como virtude. Fora da virtude não existem bens, desse modo, uma das mais fortes características do cinismo é o desprezo pela riqueza, pelos prazeres e pelas convenções humanas. A virtude se encontra nas ações, não havendo necessidade de muitas palavras nem de muitos conhecimentos para se alcançar a excelência moral. Assim, O caminho traçado pelos filósofos cínicos se confunde com o seu modo de vida e de suas ações cotidianas, que, na maioria das vezes, são levadas ao extremo. 

Palavras-chave: Virtude. Radicalismo. Autonomia. Liberdade.

Biografia do Autor

Daniel Richardson de Carvalho Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus Presidente Figueiredo.
7ªEdição, V. 04, N. 01, 2020

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

SENA, Daniel Richardson de Carvalho. RADICALISMO ÉTICO: A FILOSOFIA CÍNICA DA GRÉCIA ANTIGA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 141–154, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/869. Acesso em: 26 abr. 2024.