A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v6i1.4058Palavras-chave:
Aulas práticas, Ensino-aprendizagem, Ciências da NaturezaResumo
A Educação Básica dispõe em seu currículo a área de conhecimento das Ciências da Natureza, na qual são abordados conteúdos altamente relevantes, que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento intelectual. Este trabalho investigou como as aulas práticas contribuem para o aprendizado em Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Valença do Piauí. O objetivo geral foi investigar a importância das aulas práticas no processo de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza. A 1ª Competência da BNCC trata do conhecimento, que busca valorizar e utilizar a historicidade sobre as nuances do mundo e busca de forma justa e democrática a igualdade para todos. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, do tipo básica estratégica, classificada em pesquisa participante, permitindo a interação entre o pesquisador e os membros da situação investigada, do tipo descritiva. O estudo foi realizado com dois professores do ensino de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental, lecionando para turmas de 9º ano em duas escolas da rede pública municipal de ensino, a Unidade Escolar Oto Martins Veloso e a Unidade Escolar Joaquim Manoel, em Valença do Piauí. Os resultados obtidos a partir da pesquisa empírica, que investigou a prática de ensino dos professores, são apresentados conforme descrito na metodologia deste artigo. Conclui-se necessário um olhar voltado para a educação, especialmente para a formação continuada dos professores e para a disponibilização dos materiais necessários para a realização das aulas práticas, garantindo o acesso dos alunos ao conhecimento científico de diversas formas.