O USO DE RPGS DE MESA EM SALA DE AULA: DICAS, SUGESTÕES E EXEMPLOS DE COMO CONSTRUIR UMA AVENTURA DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v6i1.3744

Palavras-chave:

Educação, Vygotsky, Ensino, Matemática, Jogos, RPG

Resumo

Interrogando a utilização de RPGs de mesa como aparato pedagógico em ambientes escolares, este tratado, alinhado à exegese sociocultural de Vygotsky e sua Zona de Desenvolvimento Proximal, advoga por sua nascente e ainda inexplorada infusão curricular para catalisar a maturação cognitiva e societal dos pupilos. A fabricação comunal de narrativas e a resolução colaborativa de conundros epitomizam as doutrinas vygotskianas de aprendizado socialmente embebido, habilitando os aprendizes a arquitetar conjuntamente sagas e transpor impedimentos, aprimorando, assim, faculdades comunicativas, sinérgicas e críticas. Por meio de uma amalgama interdisciplinar de inquirição ativa e design didático, o discurso fornece aos educadores estratagemas praticáveis para a implementação de RPGs, delineando diretrizes e metodologias meticulosas. Elucida a seleção judiciosa de esquemas de regras e cenários, proferindo sagaz conselho para a gênese de aventuras que equilibram imperativos pedagógicos com a inerente allure lúdica. Elementos multifacetados dos RPGs, criação de personas, cartografia, engenharia narrativa, são postulados como vetores para atingir objetivos didáticos específicos através de diversos espectros curriculares. Em última instância, quando orquestrados adroitamente, os RPGs materializam-se como potentes instrumentos para a edificação educacional, consonantes com paradigmas contemporâneos de aprendizagem que veneram a interação social e a cultivação cognitiva ativa.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves Borges de Lima, Universidade Federal de Jataí

Especialista e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), atuando como analista de sistemas no Centro Universitário de Mineiros (UniFimes). Possui experiência como professor de disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) tanto na Universidade Estadual de Goiás (UEG) quanto na UniFimes. Para contato: rodrigo.lima@discente.ufj.edu.br

Cristiane Souza Borzuk, Universidade Federal de Jataí

Possui graduação em Psicologia pela PUCGO (1995), mestrado em Psicologia Social pela PUCSP (2000) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (2014). Realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Psicologia da USP (2019). É professora adjunto na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, atuando na graduação em Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Educação (UFJ). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Psicologia Social e Educação, História da Psicologia e Teoria Crítica da Sociedade, dedicando-se particularmente ao estudo do pensamento de Theodor W. Adorno. 

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Publicado

25-09-2024

Como Citar

ALVES BORGES DE LIMA, Rodrigo; SOUZA BORZUK, Cristiane. O USO DE RPGS DE MESA EM SALA DE AULA: DICAS, SUGESTÕES E EXEMPLOS DE COMO CONSTRUIR UMA AVENTURA DIDÁTICA. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 192–207, 2024. DOI: 10.35685/revintera.v6i1.3744. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3744. Acesso em: 22 dez. 2024.