NOÇÕES BÁSICAS DE PROCEDIMENTOS DE VENDAS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
UM ESTUDO APLICADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS POUSO ALEGRE – IFSULDEMINAS
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v7i1.3696Palavras-chave:
Contratações públicas, Vendas para administração pública, Formação integral, IFSULDEMINASResumo
Este artigo investiga o conhecimento dos discentes do curso técnico integrado em Administração do Campus Pouso Alegre do IFSULDEMINAS sobre os processos de contratações e vendas para a Administração Pública. O estudo tem como objetivo analisar a compreensão das normativas e procedimentos licitatórios, promovendo uma formação cidadã e omnilateral. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou levantamento bibliográfico e documental, além da aplicação de questionários para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Em seguida, foi apresentado o Guia Orientativo: Noções e Procedimentos de Vendas para a Administração Pública, abordando temas como legislações, princípios, participação em licitações, fiscalização e transparência. Após a aplicação do produto educacional, uma nova pesquisa foi realizada para mensurar seu impacto no aprendizado dos discentes. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos possuía pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre o tema, mas, após o estudo, houve uma melhora significativa na compreensão dos processos licitatórios e da importância da fiscalização dos recursos públicos. Além disso, identificou-se a possibilidade de utilização do material em atividades extracurriculares e na formação inicial e continuada, ampliando as oportunidades dos estudantes no mercado de trabalho e fortalecendo sua atuação como cidadãos críticos e fiscalizadores.
