REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
O presente estudo objetivou analisar e conhecer as representações sociais da aula de Educação Física por alunos do ensino fundamental II, tendo como base a Teoria das Representações Sociais. O grupo pesquisado foi composto por 89 alunos do ensino fundamental II. Como instrumento, foi utilizado um questionário contendo uma questão de livre evocação e o tratamento dos dados coletados foi realizado por meio do software EVOC. Os resultados dos elementos mais evocados foram “futebol”, “queimado”, “jogos” e “quadra” como constituintes do que seria um possível núcleo central. Esses elementos apontam uma associação da aula de Educação Física ligada como sendo uma aula realizada na quadra fortemente influenciada pelo futebol, o queimado e os jogos. Após, verificamos nas justificativas dos alunos que, a aula de Educação Física está relacionada a ludicidade, ou seja, as atividades apresentadas (futebol, queimado e os jogos), possuem uma dinâmica de interação entre os alunos, o prazer em jogar com os colegas, desenvolve o espírito de equipe e os sentimentos positivos de confiança e auto-estima. Contudo, nos parece que, a aula de Educação Física está restrita apenas em algumas atividades, não proporcionando uma ampliação nos conteúdos oriundo da cultura corporal de movimento. Neste sentido, podemos apontar algumas questões, como o tempo de formação dos professores desses alunos e com quais objetivos os professores de Educação Física priorizam em suas aulas.