PRÁTICAS E FAZERES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: NARRATIVAS E REFLEXIVIDADE SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Damião Michael Rodrigues de Lima Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francisco José de Lima IFCE campus Cedro https://orcid.org/0000-0001-5758-5159
  • Pedro Luis Saraiva Barbosa IFCE campus Cedro
  • Roberta da Silva IFCE campus Iguatu

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v6i1.3133

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Formação em contexto de trabalho, Desenvolvimento profissional

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência produzido a partir da oferta de um curso extensão realizado com coordenadores pedagógicos de escolas públicas de educação básica. O presente estudo teve como objetivo analisar aspectos que articulam trajetórias pessoais e profissionais como possibilidade de autoformação e desenvolvimento profissional em serviço de coordenadores pedagógicos, observando-se as prescrições legais e referenciais teóricos da área, assim como os contextos de atuação profissional dos sujeitos da pesquisa. Os dados coletados para análise consistiram nas escritas autobiográficas produzidas por ocasião da conclusão do curso, analisados através da análise de conteúdo e discutidos à luz do referencial teórico proposto. Os achados indicam que as trajetórias pessoais e profissionais constituem a identidade profissional dos coordenadores, que os contextos de trabalhos apresentam desafios frente a necessidade de cumprimento de metas de qualidade e apontam ainda para a necessidade de maior investimento em momentos de formação continuada em serviço, permeados por uma articulação fundamental entre teoria e prática.

Biografia do Autor

Francisco José de Lima, IFCE campus Cedro

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atuando nos cursos de licenciaturas em Matemática e Física no campus Cedro e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2006). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, atuando principalmente na área de formação inicial de professores de matemática, trabalhando com Didática Educacional; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Estágio Supervisionado; Currículos e Programas; Metodologia da Pesquisa Educacional e tem interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores; Saberes e profissão docente e Aprendizagem da docência. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE.

Pedro Luis Saraiva Barbosa, IFCE campus Cedro

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2011), graduação em Gastronomia (2022), especialização em Engenharia de Software com ênfase em Fábrica de Software (2013) e Mestrado em Engenharia de Software (2014). Atualmente é Professor EBTT Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Cedro e cursa doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia de Software atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software e Educação e Tecnologia. Atua como Avaliador de Cursos de Graduação do INEP/MEC (desde 2018).

Roberta da Silva, IFCE campus Iguatu

Professora nas Licenciaturas em Geografia e Química do IFCE, campus Iguatu. Professora Colaboradora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física-UECE/FECLI. Graduada em Pedagogia e em Formação de Professores para as Séries Finais do pela Universidade Estadual do Ceará (2004); Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri-URCA; Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF e Doutora em Psicologia pela UNIFOR. Linhas de Pesquisa: Políticas Educacionais, Trabalho e Formação de professores e práticas educacionais; Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais. Membro dos Grupos de Pesquisa: 1) Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (IFCE) e 2) Vivências de prazer - sofrimento e adoecimento dos docentes (IFPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, formação de professores e pesquisa educacional

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

RODRIGUES DE LIMA, Damião Michael; DE LIMA, Francisco José; SARAIVA BARBOSA, Pedro Luis; DA SILVA, Roberta. PRÁTICAS E FAZERES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: NARRATIVAS E REFLEXIVIDADE SOBRE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 148–163, 2024. DOI: 10.35685/revintera.v6i1.3133. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/3133. Acesso em: 22 dez. 2024.