ECOCRÍTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES INTER E TRANSDISCIPLINARES
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v6i1.2907Palavras-chave:
Ecologia, Literatura, Ensino de ciênciasResumo
O romance A Bagaceira, de José Américo de Almeida, e o poema narrativo-dramático Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, inserem-se no Modernismo brasileiro e incitam uma reflexão acerca das relações ser humano-ambiente. Nesse contexto, este manuscrito apresenta o objetivo de analisar o cruzamento das supracitadas obras, levando em conta a perspectiva Ecocrítica, com o fito de identificar evidências inter e transdisciplinares, tendo em vista um ensino integrado de ciências na Educação Superior, intercambiado por Metodologias Ativas. Para tanto, o método utilizado nesta pesquisa foi a análise do discurso de linha francesa, segundo Michel Pêcheux (2006). Como principais resultados, sinaliza-se que a Ecocrítica e as Metodologias Ativas caracterizam-se como profícuas ferramentas a uma práxis inter e transdisciplinar de ciências na Educação Superior. Portanto, tais abordagens suscitam um saber e um fazer pedagógico, que se assentam na solidariedade epistêmica, fortalecendo, assim, a possiblidade de um ensino integrado de ciências.