ECOCRÍTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES INTER E TRANSDISCIPLINARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v6i1.2907

Palavras-chave:

Ecologia, Literatura, Ensino de ciências

Resumo

O romance A Bagaceira, de José Américo de Almeida, e o poema narrativo-dramático Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, inserem-se no Modernismo brasileiro e incitam uma reflexão acerca das relações ser humano-ambiente. Nesse contexto, este manuscrito apresenta o objetivo de analisar o cruzamento das supracitadas obras, levando em conta a perspectiva Ecocrítica, com o fito de identificar evidências inter e transdisciplinares, tendo em vista um ensino integrado de ciências na Educação Superior, intercambiado por Metodologias Ativas. Para tanto, o método utilizado nesta pesquisa foi a análise do discurso de linha francesa, segundo Michel Pêcheux (2006). Como principais resultados, sinaliza-se que a Ecocrítica e as Metodologias Ativas caracterizam-se como profícuas ferramentas a uma práxis inter e transdisciplinar de ciências na Educação Superior. Portanto, tais abordagens suscitam um saber e um fazer pedagógico, que se assentam na solidariedade epistêmica, fortalecendo, assim, a possiblidade de um ensino integrado de ciências.

Biografia do Autor

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Doutor em Comportamento pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto/Portugal. Doutor em Ciências Biológicas pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) – UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Brasil e Universidade de Buenos Aires /Argentina. Professor Associado III, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – UNEB (Universidade Estadual da Bahia); do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade – UFRPE; do Programa de Pós-Graduação em Biociência Animal – UFRPE; do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UFRPE; do Programa de Pós-Graduação em Rede Nordeste de Ensino – RENOEN – UFRPE.

Downloads

Publicado

17-05-2024

Como Citar

SARMENTO, Elisângela Campos Damasceno; MOURA, Geraldo Jorge Barbosa de. ECOCRÍTICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES INTER E TRANSDISCIPLINARES. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 75–90, 2024. DOI: 10.35685/revintera.v6i1.2907. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/2907. Acesso em: 13 jul. 2024.