INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SOBRE O SEU PAPEL PARA A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Paulo Roberto de Moura Uniasselvi
  • Patricia de Sá Freire Freire universidade leonardo da vince (uniasselvi )

DOI:

https://doi.org/10.35685/revintera.v6i1.2851

Palavras-chave:

Instituições que inovam, Papel das instituições que inovam, Estilos de aprendizagens, Neoaprendizagem

Resumo

Com as mudanças que ocorrem na sociedade, o papel das IES publica tornam-se mais relevantes, tendo que se reinventar em sua estrutura e processos, gerando novas competências na tríade educacional (professor, instituição e alunos). Foram encontrados poucos estudos sobre o papel das IES publicas para a inovação à luz da neoaprendizagem. Para contribuir com o avanço científico sobre o tema, buscou-se identificar os papéis das IES para a inovação na educação, contribuindo com o alcance do objetivo geral da pesquisa. Foi realizada uma pesquisa teórica, bibliográfica, com revisão integrativa da literatura, onde identificou-se esses papéis, como: ambiente dinâmico, instituição orgânica e descentralizada, entender dos estilos de aprendizagens, modificar a forma de ensinar e levar para dentro das salas de aula novos métodos de ensino. Como resultado, as IES que estão abertas para a inovação e bebem dela se reestruturam e inovam. Entretanto, precisam estar preparadas para esta mudança, assumindo o novo papel de promotora de educação inovadora. Os principais autores que nortearam esta pesquisa foram: Freire, Silva e Silva (2021), que falam sobre a importância de as organizações estarem preparadas para estas mudanças, enquanto Bresolin, Freire e Pacheco (2021) comentam que todos nós somos ensinantes e aprendentes. Por sua vez, Kolb (1984) traz os modelos de aprendizagens, e Watson e Singh (2022) determinam o papel das IES inovadoras. Por fim, Silva et al. (2020) destaca que esta mudança, desenvolve em seus ensinantes e aprendentes o conhecimento.

Biografia do Autor

Patricia de Sá Freire Freire, universidade leonardo da vince (uniasselvi )

Paulo Roberto de Moura Mestrando em Gestão da Engenharia do Conhecimento (EGC),
( UFSC),Pós-graduado em Gestão estratégica de pessoas e Gestão e tutoria em EAD.
Graduado em Administração empresarial, Professor Universitário, Consultor
empresarial, Palestrante. Autor de capitulo de livro trajetória de vida, identificando o
perfil empreendedor, artigo publicado sobre intraempreendedorismo, Capital Humano:
A chave da gestão do conhecimento em organizações públicas - Uma abordagem
integrativrevisor de artigos da revista maiêutica.
Paulormoura1@hotmail.com .

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Publicado

10-04-2024

Como Citar

DE MOURA, Paulo Roberto; FREIRE, Patricia de Sá Freire. INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SOBRE O SEU PAPEL PARA A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 29–44, 2024. DOI: 10.35685/revintera.v6i1.2851. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/2851. Acesso em: 13 jul. 2024.