TEORIA CURRICULAR: e os dilemas das contradições.
Resumo
A nossa proposta é realizar uma Teoria curricular: e os dilemas das contradições. Buscou-se no presente artigo fazer uma análise sobre um panorama geral das teorias do currículo. Para o desenvolvimento da proposta ora aqui anunciada, pautamo-nos na obra “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo” de autoria de Tomaz Tadeu da Silva (2007) por considerarmos tal autor expertise na referida temática. A pretensão não é esgotar o tema, mas indicar os principais conceitos e definições que as teorias tradicional, crítica e pós-crítica enfatizam.
Referências
BERNSTEIN, Bl. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes: Petrópolis, 2005.
BOBBITT, J. F. The curriculum. New York: Arno Press, 2001.
CANEN, A. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p.174-195.
COLL, C. Psicologia e currículo. 3. ed. São Paulo: Ática,1998.
DOMINGUES, J. L. O cotidiano da escola de 1º grau: o sonho e a realidade. São Paulo: Universidade Católica de São Paulo (Tese de Doutorado). 1985.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2003.
GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 9. ed. São Paulo: Cortez. 1989.
GARCIA, J. A. Metáforas quânticas para interpretar o currículo: um desdobramento hermenêutico. Curitiba, Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná. 1995. 95 f.
GIROUX, H. O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional. In: SILVA, T. T. da. (Org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993, p.41-69.
GOODLAD, J. I et al. Curriculum inquiry: the study of curriculum practice. New York: McGraw Hill. KELLY, A. V. (1981) O currículo: teoria e prática. São Paulo: Harbra. 1979.
DEWEY, J. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
LUCKESI, C. C. Avaliação e aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo, utopia e pós-modernidade. In: _____. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
MOREIRA, A. F; SILVA, T.T da. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Cortez. 2001.
PEDRA, J. A. Currículo, conhecimento e suas representações. 5. ed. Campinas: Papirus, 2001.
REBELATTO, J. R.; BOTOMÉ, S. P. Fisioterapia no Brasil. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999.
SACRISTÁN, J.G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 2000.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2007.
SILVA, T. T. da. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora. 2000.