TEORIA CURRICULAR: e os dilemas das contradições.

Autores

  • Marco Aurélio da SIlva Aurélio da Silva Faculdade do Baixo Parnaíba FAP
  • Aristéia Mariane Kayser
  • Raimunda Fortes Braga

Resumo

A nossa proposta é realizar uma Teoria curricular: e os dilemas das contradições. Buscou-se no presente artigo fazer uma análise sobre um panorama geral das teorias do currículo. Para o desenvolvimento da proposta ora aqui anunciada, pautamo-nos na obra “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo” de autoria de Tomaz Tadeu da Silva (2007) por considerarmos tal autor expertise na referida temática. A pretensão não é esgotar o tema, mas indicar os principais conceitos e definições que as teorias tradicional, crítica e pós-crítica enfatizam.

Biografia do Autor

Marco Aurélio da SIlva Aurélio da Silva, Faculdade do Baixo Parnaíba FAP

Mestre em Ciências Sociais – UFSM, Mestre em Educação – UNISC, Pós Graduação em Educação Ambiental – UFSM,Pós Graduação em Gestão Educacional - UFSM, Pós Graduação em Mídias na Educação – UFPEL. Chapadinha - MA/BRASIL. E-mail: marcoaurelio22000@yahoo.com.br  http://lattes.cnpq.br/6665383866556823

Aristéia Mariane Kayser

Especialização em Gestão da Organização em Saúde Pública - UFSM, Especialização em Educação Ambiental - UFSM, Graduação de Enfermam – FISMA; Graduação em Pedagogia – UNINTER. Santa Maria - RS/BRASIL, E-mail; amarianekayser@yahoo.com.br ; Endereço Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7654244279351973

Raimunda Fortes Braga

Mestra em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais – UNITAU, Graduação em Pedagogia pela UFMA. Professora de Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Atualmente, exerce o cargo de Diretora de Ensino da FAP e do Colégio Nossa Senhora de Fátima – CONSEF. E-mail:  nonybraga@terra.com.br Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/3413997082821016

Referências

BERNSTEIN, Bl. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes: Petrópolis, 2005.

BOBBITT, J. F. The curriculum. New York: Arno Press, 2001.

CANEN, A. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002, p.174-195.

COLL, C. Psicologia e currículo. 3. ed. São Paulo: Ática,1998.

DOMINGUES, J. L. O cotidiano da escola de 1º grau: o sonho e a realidade. São Paulo: Universidade Católica de São Paulo (Tese de Doutorado). 1985.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2003.

GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 9. ed. São Paulo: Cortez. 1989.

GARCIA, J. A. Metáforas quânticas para interpretar o currículo: um desdobramento hermenêutico. Curitiba, Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná. 1995. 95 f.

GIROUX, H. O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional. In: SILVA, T. T. da. (Org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993, p.41-69.

GOODLAD, J. I et al. Curriculum inquiry: the study of curriculum practice. New York: McGraw Hill. KELLY, A. V. (1981) O currículo: teoria e prática. São Paulo: Harbra. 1979.

DEWEY, J. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

LUCKESI, C. C. Avaliação e aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo, utopia e pós-modernidade. In: _____. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.

MOREIRA, A. F; SILVA, T.T da. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Cortez. 2001.

PEDRA, J. A. Currículo, conhecimento e suas representações. 5. ed. Campinas: Papirus, 2001.

REBELATTO, J. R.; BOTOMÉ, S. P. Fisioterapia no Brasil. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999.

SACRISTÁN, J.G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 2000.

SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2007.

SILVA, T. T. da. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto: Porto Editora. 2000.

Downloads

Publicado

28-05-2018

Como Citar

DA SILVA, Marco Aurélio da SIlva Aurélio; KAYSER, Aristéia Mariane; BRAGA, Raimunda Fortes. TEORIA CURRICULAR: e os dilemas das contradições. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 38–52, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/268. Acesso em: 22 nov. 2024.