O TURISMO RURAL ACESSÍVEL COMO ALTERNATIVA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Autores

Resumo

Atualmente o turismo rural tem se mostrado como alternativa de lazer e complemento de renda, nas mais diversas tipologias e modalidades. Contudo, ainda é incipiente à atenção para a acessibilidade destas propriedades rurais. Desta forma, o objetivo do presente artigo é analisar a acessibilidade do turismo rural por meio de uma revisão sistemática de literatura. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, e foi realizada por meio de pesquisa de estado da arte e pesquisa sistemática com abordagem qualitativa. Foram identificados 302 artigos para análise dos dados, os quais somente 5 abordam o tema em questão. Como resultados, foram identificadas as seguintes temáticas: Turismo Rural Acessível, Meios de Hospedagem, Inovação, Atividades de Lazer, Pessoas com Deficiência, Idosos, Destinos Turísticos e Atitudes. Apesar da pequena quantidade de estudos sobre o tema, foi possível perceber várias abordagens relacionadas as pessoas com deficiência, indicando o despertar para essa realidade.

Biografia do Autor

Rosislene de Fátima Fontana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali – 2017.  Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (mestrado e doutorado) da Unioeste. E-mail: rosislene.fontana@unioeste.br

Downloads

Publicado

06-12-2023

Como Citar

GARCIA DA ROSA, Daniel; FONTANA, Rosislene de Fátima. O TURISMO RURAL ACESSÍVEL COMO ALTERNATIVA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 182–197, 2023. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/2416. Acesso em: 4 mar. 2024.