O USO DA MOBILIDADE ATIVA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v1i2.2344Resumo
A mobilidade ativa pode ser uma oportunidade para desenvolver comportamentos saudáveis em crianças e adolescentes em idade escolar, utilizando dos modais ativos nos deslocamentos casa/escola. O estudo objetivou reunir informações sobre o uso da mobilidade ativa por crianças e adolescentes. Optamos por realizar uma revisão integrativa da literatura, a qual tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado, permitindo buscar, avaliar e sintetizar as evidências disponíveis para contribuir com o desenvolvimento do conhecimento na temática. A barreira mais citada para a mobilidade ativa com independência no trajeto casa/escola foi a distância, seguido por, maior idade, maior nível de escolaridade da mãe, posse de veículo automotor na família, melhor status econômico. Destaca-se também o horário concomitante com o horário de trabalho dos pais e o deslocamento para a escola, além das dificuldades apresentadas por àqueles que residem em grandes centros urbanos. A mobilidade ativa é uma estratégia para interiorizar hábitos mais saudáveis, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, reduzindo problemas ambientais e melhorando o bem-estar da população. Com o investimento correto do poder público na criação de vias e caminhos que possam fazer os escolares ir e vir para escola de forma mais segura e o incentivo a mudança de hábitos dos pais, podemos conseguir a melhoria do uso desse tipo de modal e ter melhores fatores dentro do escoamento de trânsito, melhoria de infraestrutura e mudança cultural de uma nova geração.