"SE ESSA RUA FOSSE MINHA": PERCEPÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA DOS RECREADORES DA COLÔNIA DE FÉRIAS SOCIAL REALIZADA COM CRIANÇAS NO DF

Autores

  • Bianca Kathleen da Costa Ferraz
  • Rafael dos Santos Cruz Universidade Católica de Brasília
  • Letícia de Vilhena Garcia
  • Raiane Maiara dos Santos Pereira
  • Isabela Almeida Ramos

Resumo

O aumento da desigualdade torna a vulnerabilidade social mais evidente. Estudos apontam que crianças de escolas públicas tem menos tempo de atividade física, lazer e baixo desempenho escolar em relação as crianças de escolas privadas. A falta de lazer e atividade física na infância podem ocasionar doenças como obesidade e depressão. Projetos sociais como a colônia de férias “Se Essa Rua Fosse Minha” podem estimular a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças de forma lúdica e oportunizar a participação de voluntários profissionais da saúde que trabalham na prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida e bem-estar nas diferentes classes sociais. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a percepção dos percepção de acadêmicos e profissionais da saúde que atuaram na organização e condução das atividades como voluntários na Colônia de Férias “Se essa rua fosse minha”. O estudo foi realizado com 26 voluntários (23,25 ± 3,70), 68,4% do sexo feminino, entre eles profissionais e estudantes dos cursos de educação física, fisioterapia, nutrição, enfermagem e pedagogia que responderam um questionário específico via Google Forms. Para a análise dos dados foi utilizado o SPSS 21.0, analisadas as medidas descritivas, frequência absoluta e relativa de acordo com a coleta, p≤ 0,05 e a análise de conteúdo para análise das questões qualitativas das questões subjetivas.

Downloads

Publicado

20-01-2023

Como Citar

KATHLEEN DA COSTA FERRAZ, B.; DOS SANTOS CRUZ, R.; DE VILHENA GARCIA, L.; MAIARA DOS SANTOS PEREIRA, R.; ALMEIDA RAMOS, I. "SE ESSA RUA FOSSE MINHA": PERCEPÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA DOS RECREADORES DA COLÔNIA DE FÉRIAS SOCIAL REALIZADA COM CRIANÇAS NO DF. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 161–173, 2023. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br/index.php/interacao/article/view/2334. Acesso em: 5 fev. 2023.