CRIANÇA NÃO AMADURECE, CRIANÇA SE DESENVOLVE: IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v1i2.2332Resumo
Discutem-se neste artigo os aspectos epistemológicos do desenvolvimento infantil e do papel da linguagem tendo em vista a formação docente. Faz parte de uma pesquisa qualitativa concluída (2017-2021), sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a linguagem para a constituição da autoria na criança. Fundamentam teoricamente este estudo autores como Vigotski, Luria, Leontiev, Mukhina, Davídov, Vénguer e Vénguer, Mello. Destaca-se o papel fundamental que a fala e a escrita desempenham para formar as funções psicológicas superiores da criança e o papel do ensino intencional e consciente nesse processo. Conclui-se que o ensino planejado com essa finalidade é condição sine qua non para a criança desenvolver-se plenamente, para isso os professores precisam conhecer o processo de aprendizagem da criança e o desenvolvimento infantil, atuando na perspectiva de uma educação desenvolvente, em que o professor trabalha com aprendizagens significativas para promover o desenvolvimento da criança por meio da apropriação das máximas qualidades humanas, entre elas a linguagem escrita.