ATITUDES ENTRE AS CRIANÇAS, COM E SEM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v1i2.2327Resumo
Este artigo teve como objetivo fornecer uma perspetiva geral sobre as atitudes das crianças com desenvolvimento típico, até os cinco anos de idade, em relação aos seus pares com necessidades educativas especiais. A metodologia utilizada foi a Revisão Sistemática da Literatura, realizada nas bases de dados eletrónicas: Education Resources Information Center, Academic Search Complete e RepositoriUM. Foram definidas as questões de investigação: a) Quais as atitudes das crianças com desenvolvimento típico, até os cinco anos de idade, em relação aos pares com necessidades educativas especiais, inseridos no grupo de educação pré-escolar? b) Que instrumentos e métodos foram utilizados pelos investigadores para medir as atitudes das crianças com desenvolvimento típico, até os cinco anos de idade, em relação aos pares com necessidades educativas especiais? Dos cinquenta artigos selecionados através do resumo, apenas sete cumpriram os critérios de inclusão definidos na revisão efetuada. Os instrumentos utilizados pelos investigadores foram: escalas, questionários, entrevistas e observações em contexto. De modo geral, os estudos concluem que as crianças com desenvolvimento típico apresentam atitudes positivas perante os seus pares com necessidades educativas especiais e que essas atitudes são influenciadas pelos tipos de necessidades educativas especiais, contextos e relacionamentos interpessoais. No entanto, referem ainda que as crianças com desenvolvimento típico demonstram preferência por pares sem necessidades educativas especiais aquando das suas brincadeiras ou atividades. Como conclusão salientamos que, embora as investigações sobre as atitudes acerca da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais tenham aumentado nos últimos anos, essas investigações são pouco frequentes em países lusófonos.