ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA A PARTIR DO CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL E DE HERANÇA DOMÉSTICA DE PIERRE BOURDIEU

Autores

  • Leandra Byanna Barbosa Pereira Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Leila Borges Dias Santos Universidade Federal de Goiás - UFG

Resumo

O conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu se refere à bagagem acumulada de um indivíduo em relação às questões como domínio de leitura, capacidade intelectual, domínio de idiomas estrangeiros, etc. Está relacionado, portanto, a questões de conteúdo educacional, perfazendo três categorias: capital cultural incorporado(o conhecimento acumulado pelo indivíduo); o capital cultural objetivado(posse de biblioteca, coleção de obras de arte, etc.) e capital cultural institucionalizado(diplomas, títulos e prêmios).O capital cultural é embasado ou influenciado, principalmente, pela chamada herança doméstica ou familiar, pois depende do ambiente no qual o indivíduo é criado e das opções de vida, como escolaridade, profissão, renda, perspectivas de futuro, gostos musicais, nível de leitura e escolaridade, opções políticas e tipos de lazer. Propomos interpretar a dinâmica do ensino-aprendizagem de língua inglesa na educação fundamental da rede pública, a partir dos conceitos de capital cultural e de herança doméstica provenientes da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e aplicá-los ao desempenho dos alunos, perfazendo dessa maneira, um trajeto cultural dos alunos entrevistados, relacionando-o à maior ou menor fruição da língua em sala de aula, demonstrando uma impermeabilidade social dos PCNs de Língua Estrangeira, explicado pelo capital econômico dos dominantes, como diria Bourdieu, no Brasil, mantendo uma hierarquia eufemizada na sociedade brasileira, ao barrar o acesso precoce à oralidade da’ língua, e que configuraria toda a diferença na formação, autoestima, desenvoltura,  desempenho e maior fruição da cidadania na vida posterior da criança. 

Downloads

Publicado

31-05-2017

Como Citar

BARBOSA PEREIRA FERREIRA, Leandra Byanna; SANTOS, Leila Borges Dias. ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA A PARTIR DO CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL E DE HERANÇA DOMÉSTICA DE PIERRE BOURDIEU. Revista Interação Interdisciplinar (ISSN: 2526-9550), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 118–132, 2017. Disponível em: https://publicacoes.unifimes.edu.br:443/index.php/interacao/article/view/148. Acesso em: 22 dez. 2024.