MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PARTIR DO FOLCLORE NACIONAL

Autores

  • Daniela Silva Resende
  • Mara Camargo Severino
  • Juliana dos Reis Lima
  • José Humberto Rodrigues dos Anjos

Resumo

Resumo: O texto tem como objetivo discutir a mediação de leitura literária a partir do folclore brasileiro, para isso parte da ideia de que historicamente, a leitura literária esteve presente na vida das pessoas, sendo que há registros que os sumérios já utilizavam obras canônicas em seus ensinamentos. Na atualidade, com todos os avanços tecnológicos e sociais, o livro dividiu espaço com o smartphone, o computador e a internet, mas ele é uma tecnologia tão importante quanto essas outras. A utilização da leitura na sala de aula vai além dos ensinos gramaticais, pois através dela é possível desenvolver nos alunos o prazer pela leitura, evoluir suas capacidades argumentativas, de comparar diferentes assuntos, aumentar repertório cultural e formar conceitos. Nesse sentido é preciso buscar práticas de mediação capazes de fomentar nas crianças a habilidade leitora. Com vistas nessa questão, o texto propõe que a mediação pode ocorrer por meio do texto folclórico, uma vez que ele desempenha sobre os alunos um fascínio, uma vez que mistura o fantástico e a fantasia como categorias que têm forte influência nas crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo que discute a leitura literária no âmbito da educação infantil.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Mediação de leitura. Folclore.

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Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Ciências Humanas - Resumo Expandido