EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Evandro Salvador Alves de Oliveira
  • Thiago Claysller Rodrigues Araújo
  • Amanda Cristina Rodrigues Barbosa
  • Clérita Carvalho Moraes
  • Mara Lúcia Dourado Silva Gomes
  • Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira

Resumo

Resumo: A Educação Infantil tem sido bastante afetada desde o início da pandemia, pelo fato de as crianças terem deixado de ir para a escola. Se as crianças não estão frequentando a unidade escolar, elas estão deixando de participar de atividades lúdico-pedagógicas, sobretudo das brincadeiras, entendido aqui como um fenômeno importante na infância, sobretudo para as crianças das Creches e da Pré-escola (Educação Infantil). No atual contexto causado pela pandemia, muitas brincadeiras e jogos infantis têm sido modificados em virtude desse novo cenário que a sociedade passou a vivenciar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar algumas contribuições de um projeto de extensão voltado ao tema do brincar. Mais especificamente, pretende-se: mostrar a importância e potencialidades da extensão universitária; discutir aspectos relacionados à brincadeira na escola e também em outros espaços não formais de educação; e apresentar ações formativas, relacionadas ao período de pandemia, a serem desenvolvidas com as professoras dessas crianças. A metodologia do trabalho diz respeito a um relato de experiência de abordagem qualitativa, construído a partir de um projeto com caráter de intervenção, realizado com profissionais da educação do município de Mineiros, Goiás. Portanto, o presente artigo apresentará, inicialmente, uma revisão bibliográfica contextualizando o tema, em seguida mostrará o plano de intervenção a ser desenvolvido com os docentes das escolas envolvidas, bem como os possíveis impactos que tal intervenção proporcionará. O quadro teórico que sustenta as discussões e análises pertence ao grupo de autores situados no campo da sociologia da infância. As principais conclusões sinalizam que a Brinquedoteca Universitária faz parte de um potencial projeto que contribui, e muito, com o desenvolvimento das crianças pequenas e também com a formação de docentes que trabalham com esses sujeitos. Ainda, constatamos o quão vasto e abrangente são as possibilidades de realizar um trabalho articulando a comunidade acadêmica da instituição de ensino superior e a comunidade escolar.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar. Intervenção. Extensão Universitária.

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Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigo