MINUTE PAPER COMO ESTRATÉGIA ATIVA NO ENSINO DE MEDICINA: PROMOVENDO REFLEXÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Patrícia Novais Rabelo Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES)
  • Paula Novais Rabelo Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Thaynara Lorrane Silva Martins Universidade Federal de Goiás image/svg+xml
  • Lorena Cristina Curado Lopes Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) ,
  • Fabrício Alves Araújo Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) ,

DOI:

https://doi.org/10.35685/b2mnzd29

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Universidades, Ensino, Educação de Graduação em Medicina

Resumo

O Minute Paper é uma estratégia ativa de ensino que favorece a reflexão e a aprendizagem significativa, sendo amplamente utilizada no ensino superior. No contexto da educação médica, sua aplicação pode auxiliar o desenvolvimento do pensamento crítico e a autoavaliação dos estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos do uso do Minute Paper no ensino de medicina, investigando suas contribuições para o processo de aprendizado. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, realizada com estudantes de um curso de medicina. Os dados foram coletados através de questionários e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os principais achados indicam que o Minute Paper favorece a consolidação do conhecimento, auxilia na identificação de dificuldades e estimula a participação ativa dos estudantes. Além disso, os participantes relataram que a estratégia contribui para a organização do raciocínio e melhora a compreensão dos conteúdos abordados. Conclui-se que o Minute Paper é uma ferramenta eficaz no ensino de medicina, promovendo maior engajamento e autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem.

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Publicado

2025-09-22