A VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS NAS ESCOLAS: ACESSO AO BANHEIRO, À ÁGUA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.35685/3f3x6a39Palavras-chave:
Direitos humanos, Escola, Necessidades básicas, Bem-estar estudantil, Liberdade de expressãoResumo
O presente estudo discute um problema recorrente nas instituições de ensino, mas que ainda recebe pouca atenção: a limitação do atendimento de necessidades básicas dos alunos, como o uso do banheiro, o acesso à água e a liberdade de expressão. Utilizando uma abordagem qualitativa, baseada na análise de documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos da Criança, além de relatórios da área da saúde, como os da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e estudos sobre desidratação do Ministério da Saúde e Drauzio Varella, e outros. Este trabalho demonstra como essas restrições impactam negativamente a saúde física, mental e acadêmica dos estudantes. O estudo evidencia a necessidade de mudanças na estrutura escolar para garantir um ambiente mais acolhedor e respeitoso, que promova o bem-estar e a dignidade dos alunos.