USO DE CHATBOTS E TUTORES VIRTUAIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: POTENCIAL E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.35685/pzqv7718Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Chatbots, Educação Médica, Tutores Virtuais, Aprendizado PersonalizadoResumo
A inteligência artificial (IA) tem impactado a educação médica, e os chatbots surgem como ferramentas promissoras no ensino e aprendizagem. Esta revisão narrativa analisa seu impacto, explorando benefícios, desafios e perspectivas futuras. A pesquisa foi conduzida nas bases Google Acadêmico e PubMed, utilizando os termos "Chatbots in medical education", "AI tutors for medical learning" e "AI and education". Foram incluídos estudos publicados entre 2021 e 2025 sobre a aplicação da IA na educação médica, excluindo aqueles sem revisão por pares ou sem foco direto no tema. Os chatbots oferecem aprendizado personalizado, apoio na preparação para exames e disponibilidade constante, podendo atuar como tutores interativos e fontes de informações atualizadas. No entanto, desafios persistem, como a precisão das respostas, questões éticas, aceitação por parte dos educadores e integração com o ensino tradicional. Para garantir uma implementação eficaz, pesquisas futuras devem avaliar seu impacto a longo prazo, regulamentação e aprimoramento da confiabilidade dessas ferramentas. Embora promissores, os chatbots devem ser usados como complemento, e não substituto, da interação humana no ensino médico.