AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM CRIANÇAS EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE VIVÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.35685/5k2gqb08Palavras-chave:
Avaliação nutricional., antropometria infantil., Obesidade infantil., Educação alimentar., Saúde pública.Resumo
O presente estudo relata a experiência de avaliação antropométrica em crianças de 1 a 4 anos matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) na região de Trindade-GO. O projeto teve como objetivo analisar o estado nutricional das crianças, promovendo ações educativas sobre alimentação saudável para pais, educadores e profissionais das unidades. A metodologia incluiu a aferição de peso, estatura, circunferência abdominal, circunferência torácica e perímetro cefálico, além da realização de orientações sobre hábitos alimentares e prevenção da obesidade infantil. Apesar da resistência inicial de alguns responsáveis em autorizar a coleta dos dados, foi possível obter uma amostra significativa de crianças avaliadas, permitindo um diagnóstico mais preciso da situação nutricional. Os resultados apontaram variações no índice de massa corporal (IMC) no CMEI analisado, evidenciando a necessidade de intervenções nutricionais específicas para cada unidade. O projeto demonstrou a importância do acompanhamento contínuo da saúde infantil, destacando a relevância da educação alimentar desde a primeira infância para a prevenção de comorbidades futuras. A experiência reforça a necessidade de ações interdisciplinares que envolvam educadores, profissionais de saúde e famílias na promoção de um desenvolvimento saudável.