HIPERCONEXÃO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR

DESAFIOS AO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Emily Arantes Costa Carvalho Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG
  • Denise Nunes De Sordi Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG

Palavras-chave:

Hiperconexão, Ensino superior, Dispersão no Ensino Superior, Trabalho Docente, Cultura Digital

Resumo

O presente artigo é um desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica que investiga o trabalho docente e o fenômeno da hiperconexão no ensino superior, com foco na compreensão dos desafios e possibilidades enfrentados por professores e estudantes imersos na cultura digital. A pesquisa baseia-se em evidências científicas que apontam para um futuro do trabalho distinto, influenciado pelas tecnologias digitais e suas transformações. A revisão bibliográfica foi realizada nos bancos de dados Portal de Periódico Capes, Scielo e Google Acadêmico, resultando na seleção de produções relevantes que abordam o impacto do uso de dispositivos móveis, como smartphones, na educação escolar e universitária, bem como os desafios enfrentados pelos docentes diante da hiperconexão dos estudantes. Os estudos analisados destacam a complexidade da cultura digital contemporânea, onde a interseção entre o espaço real e o digital é inevitável, demandando uma abordagem que reconheça essa hibridização. As conclusões apontam para a necessidade de repensar a relação entre tecnologia e educação, reconhecendo tanto as potencialidades quanto os desafios apresentados por essa integração. Os resultados dessas análises indicam a importância de inovar as práticas educacionais em consonância com as demandas da sociedade contemporânea, reconhecendo a influência significativa das tecnologias digitais no espaço-tempo da sala de aula. Em suma, a pesquisa busca contribuir para a compreensão e adaptação do trabalho docente em meio às transformações tecnológicas, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.

Biografias do Autor

  • Emily Arantes Costa Carvalho, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

    Discente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros

  • Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros

    Possui graduação em Educação Física pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - SP FUNEC (2006). Graduação em Pedagogia pela UNISERRA/MT (2015). Especialista em Educação Especial e Inclusão no Espaço Escolar pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP/AJES (2008). Mestrado em Educação pela UFMT - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Campus Universitário de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (2014), linha de Pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Doutor em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal), linha de pesquisa: Educação Física, Lazer e Recreação. Doutor em Educação - Universidade de Uberaba (Uniube), linha de pesquisa: Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processos de ensino-aprendizagem. Membro associado da Anped, membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC - UMinho (Portugal), membro do GEIJC (Grupo de pesquisa em Infância, Juventude e Cultura Contemporânea - Brasil) e membro do GEPETTES (Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Docente, Tecnologia e Subjetividade). Professor Adjunto na UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros). Atualmente coordena o curso de Educação Física da mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, Educação Física, estudos da infância, mídias e tecnologias, recreação e lazer.

  • Adriene Sttéfane Silva, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG

    Professora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Doutora em Educação (UFU).

  • Denise Nunes De Sordi, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG

    Professora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Doutora em História Social (UFU).

Publicado

2024-09-17