IMPLEMENTAÇÃO DOS PRIMEIROS SOCORROS EM AMBIENTE BÁSICO ESCOLAR: REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Primeiros-socorros, Neuroplasticidade, Infância, EscolarResumo
O período inicial após um acidente é fulcral para atuação de procedimentos que previnam agravantes na saúde do acidentado. Nesse contexto, o uso ações conhecidas como primeiros socorros podem evitar sequelas e aumentar a probabilidade de sobrevivência. O artigo presente demonstra que o aprendizado de tais técnicas efetuado no processo de desenvolvimento pedagógico, devido à neuroplasticidade cerebral em indivíduos na fase escolar, pode resultar em ações eficazes de promoção de saúde. Os objetivos do estudo procuram entender como o aprendizado de técnicas de primeiros socorros podem prevenir danos, de modo que compreende a eficácia da introdução do ensino no ambiente estudantil, descreve as consequências da falta desse aprendizado em tal momento e estabelece modos de aplicabilidade didática de primeiros socorros. O estudo trata-se de uma revisão de literatura, através de uma análise crítica de materiais encontrados em plataformas encontradas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os filtros utilizados foram: português, últimos 10 anos e os critérios de exclusão foram literaturas que não forneciam o alvo da pesquisa. No tocante da discussão, é evidenciado que a inexperiência na atuação de ações primárias de socorro pode agravar situação de pessoas necessitadas de tais cuidados, o que salienta a necessidade de aprendizado de primeiros socorros nas escolas, ato que pode ser efetuado por professores preparados através de métodos ativos como simulações em bonecos. Dessa forma, foi concluído que o conhecimento dos primeiros socorros é essencial na busca de salvar vidas e que seu aprendizado pode ser mais proveitoso quando ensinado em escolas.