DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HABILIDADES CIRÚRGICAS

Autores

  • Pedro Pasetto UNIFIMES
  • Lorena Cristina Curado Lopes

Palavras-chave:

Cirurgia, Habilidades cirúrgicas, Medicina, Aprendizagem, Casos clínicos

Resumo

O presente trabalho visa relatar a experiência na vivenciada por alunos da faculdade de medicina do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, campus de Trindade-GO, na construção do pensamento crítico, elaboração diagnóstica e condutas médicas a partir da discussão de casos clínicos relacionados com o conteúdo didático.  De vinte e três alunos submetidos ao método, 19 responderam a um questionário de maneira espontânea, disponível para consulta pública. Cem por cento dos alunos que responderam ao questionário concordaram que estão confiantes no domínio do conteúdo para atender um paciente real que apresentasse alguma patologia relacionada aos temas estudados. Os resultados indicaram que a aprendizagem baseada na discussão de casos clínicos teve um impacto positivo nos níveis de engajamento, satisfação, autoconfiança e desempenho dos alunos.

Publicado

2024-09-17