APRENDENDO SOBRE A RAPS COM METODOLOGIA ATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.35685/38ggsd73Palabras clave:
Metodologia ativa, Rede de Atenção Psicossocial, RAPS, Role-playing, Relato de experiênciaResumen
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi criada para reorganizar a assistência em saúde mental no Brasil. O modelo biopsicossocial proposto pelo SUS compreende a saúde como um fenômeno multifatorial, demandando abordagens interdisciplinares. A formação médica deve incorporar estratégias pedagógicas inovadoras que favoreçam o desenvolvimento de competências reflexivas e humanizadas. Este estudo tem com objetivo relatar como a metodologia ativa e a técnica de role-playing podem auxiliar os estudantes de Medicina a entenderem o contexto e a função dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial, refletindo criticamente sobre as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, a rotulação de pessoas com transtornos mentais e ampliação do cuidado em saúde mental no Brasil. Trata-se de um relato de experiência realizado com estudantes do 6º período de Medicina da Unifimes. A atividade foi estruturada em quatro etapas: leitura prévia, aula expositiva, dinâmica de role-playing e discussão em grupo. Durante a simulação, os estudantes interagiram com rótulos simbólicos e locais representativos da RAPS, permitindo uma reflexão crítica sobre os serviços e o impacto da rotulação na assistência em saúde mental. Os resultados indicam que a dinâmica proporcionou engajamento dos estudantes, facilitando a compreensão da interrelação entre territórios e serviços da RAPS. A metodologia ativa demonstrou ser uma ferramenta eficaz para o ensino da saúde mental, promovendo a formação de profissionais mais preparados para atuar de forma interdisciplinar e humanizada, contribuindo para um cuidado mais sensível às demandas psicossociais da população.