IMPACTOS DO E-LEARNING NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Palabras clave:
Educação à distância, Pandemia, TecnologiaResumen
A pandemia da Covid-19 forjou a sociedade a viver um período de isolamento social. Paralelo a isso, a universidade se reorganizou para garantir a continuidade do ensino, dando espaço para as aulas remotas mediadas por tecnologias. Isto possibilitou que a formação profissional não fosse interrompida, sobretudo porque os cursos da área da saúde foram muito importantes para o enfrentamento da pandemia. As tecnologias digitais, nesse contexto, apresentaram potencial nos mais diversos contextos, inclusive no ensino superior. Assim, o objetivo principal deste artigo é analisar o impacto do ensino a distância na formação do estudante de medicina durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa, realizado a partir de buscas de produções científicas publicadas nos sites Scielo, Pubmed e Google Scholar. Por meio de descritores, encontrou alguns trabalhos e, a partir de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 12 artigos, dos quais 7 foram explorados com mais profundidade em razão da temática dos textos. Foram contextualizados os aspectos da pandemia no cenário mundial referente às medidas de distanciamento social; analisados como esta situação levou a interrupções nas aulas presenciais e práticas; evidenciado que a adaptação ao ensino remoto foi o recurso encontrado para a manutenção das aulas. É possível afirmar que a exploração de novos métodos de ensino, utilizando as tecnologias digitais, contribuíram para garantir continuidade dos estudos aos alunos. Contudo, algumas desvantagens surgiram em detrimento do isolamento social, como o uso excessivo de tecnologias, maior exposição às telas e dependência do acesso à internet.