RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO EDUCACIONAL

Authors

  • Camila Conceição dos Anjos
  • Jerdeany Sousa Oliveira
  • Paula Maria Trabuco Sousa

Abstract

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da relação entre professor e aluno dentro do
processo educacional. A motivação para execução foi um questionário aplicado dentro da disciplina de psicologia
escolar no ano de 2017 onde os alunos do ensino médio, em sua maioria de escolas publicas responderam questões
sobre a qualidade dos professores em sala e as partes positivas e negativas dentro da intuição escolar. Nota-se que
os alunos gostam de frequentar a escola, mas a falta de estrutura, qualificação e autoritarismo em diversos
momentos desmotivam o aluno. Quando o professor possui uma boa didática e é flexível as opiniões dos alunos é
visível que eles mantem melhor relação e o desenvolvimento tem maiores chances de ocorrer e a aprendizagem se
torna mais fácil. O professor quando assume o papel de mediador e não de depositador de conteúdos consegue
entreter o alunos, pois utiliza dos conhecimentos dos mesmos para criar uma reflexão e a partir disto gerar um
aprendizado autentico. O autoritarismo de muitos professores gera um afastamento do aluno o que dificulta o
processo de aprendizado e consequentemente o desenvolvimento é afetado nos contexto social, cultural, ambiental
e individual. O dialogo é de todas as formas o melhor método dentro da sala, através dele é possível discutir os
assuntos tendo a possibilidade de expor as ideias, concordando ou não, estimulando o aluno a reflexão, o
questionamento, indagação processos estes que são essências para tornar um aluno preparado pra atuar no mundo
e enfrentar situações de variados tipos. O aluno que aprende nesse processo terá maiores chances de sucesso, pois
conseguirá se relacionar melhor, terá maior facilidade de argumentar e expor sua opinião além de ter um
pensamento diferenciado que se destacará dos que cresceram e estão vivendo no mundo do pensamento
mecanizado.


Palavras-Chave: Educação, Aprendizagem, Mediação, Ensino.

Author Biographies

  • Camila Conceição dos Anjos
    Acadêmica do curso Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário de Mineiros - Unifimes.

  • Jerdeany Sousa Oliveira
    Acadêmico do curso Bacharelado em Psicologia do Centro Universitário de Mineiros - Unifimes
  • Paula Maria Trabuco Sousa
    Professora do curso de Psicologia na UNIFIMES-Centro Universitário de Mineiros. Possui Mestrado em
    Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás/ PUC-GO

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Published

2018-12-11

Issue

Section

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo