A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO DESEMPENHO ESCOLAR

Autores

  • Thalia Ferreira de Oliveira UNIFIMES
  • Nátalle Geovana Santos Silva UNIFIMES
  • Alessandra Rocha da Silva UNIFIMES
  • Paula Maria Sousa Trabuco UNIFIMES

Resumo

O seguinte trabalho tem como objetivo fazer uma correlação entre a influência da formação docente no desempenho escolar dos alunos e como essa relação se constrói a partir deste pressuposto, junto aos dados obtidos em uma investigação realizada sobre o olhar dos estudantes em relação a escola. O mesmo foi desenvolvido através
de pesquisa de campo, com questionários apresentados a diferentes turmas e escolas. A partir dos resultados obtidos, observou-se a relevância de tal tema, resultando na pesquisa bibliográfica e revisão/reflexão de leitura dos assuntos pertinentes. A formação docente é um processo permanente e como está influencia na aprendizagem. Este trabalho também aborda as dificuldades encontradas na constituição continuada dos professores e como isso afeta seu desempenho em sala de aula, dificuldades estas que por vezes são devido a própria profissão de docente e como as mesmas refletem no desempenho escolar. Ainda traz o papel da escola e do Estado no processo de ensino. Nos resultados da investigação prática, foi observado com grande frequência nos aspectos negativos da escola as questões relacionadas ao docente e suas formas de ministrar e se comportar perante a aula. Nos aspectos positivos, conteúdos como os colegas, alguns professores e o lanche. Diante disso, pode-se notar que a formação docente de fato influencia no olhar que o estudante tem sobre a escola e como tal formação deve ser continuada não se
prendendo exclusivamente à diplomas.

Palavras-Chave: Formação Docente. Formação Continuada. Desempenho Escolar, Escola

Biografia do Autor

Thalia Ferreira de Oliveira, UNIFIMES

Acadêmica do curso de Bacharel em Psicologia na UNIFIMES-Centro Universitário de Mineiros

Nátalle Geovana Santos Silva, UNIFIMES

Acadêmica do curso de Bacharel em Psicologia na UNIFIMES-Centro Universitário de Mineiros

Alessandra Rocha da Silva, UNIFIMES

Acadêmica do curso de Bacharel em Psicologia na UNIFIMES-Centro Universitário de Mineiros

Referências

ANDRADE, Mayara Bezerra de et al. A influência da formação docente na metodologia do professor e na aprendizagem do aluno no ensino de química: um estudo de caso. 2015. Disponível em:http://www.google.com.br/search?=XCFOWvaqOMUPwgTe4ZegAw&q=influência+da+for

mação+docente+na+metodologia+do+professor+e+na+aprendizagem+do+aluno+no+ensino+

de+química:+um+estudo+de+caso&oq=influência+da+formação+docente+na+metodologia+

do+professor+e+na+aprendizagem+do+aluno+no+ensino+de+química:+um+estudo+de+caso

&gs_l=mobile-gws-serp.12.41l3.530783. 530783..531660...0....0.0...........1j2..mobile-gwswiz-serp.....3.CdK6ksGYT8I=>. Acesso em: 28 mar. 2018.

ARAÚJO, Roberta Negrão de; REIS, Sandra Regina dos. A formação continuada e suas contribuições para o professor alfabetizador. 2014. Disponível em: https://www.google.com.br/search?=a+formação+continuada+e+suas+contribuições+para+pr

ofessor+alfabetizador&oq=mobile-gws-lite.. Acesso em: 10 abr.2018.

CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. O significado da formação continuada docente. 2009. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2018.

CORDOVA, Fabio Junior. GRINGS, Venice Teresinha. Formação docente: um processo permanente. 2003. Disponível em: http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/024e5.pdf.

Acesso em 12 abr.2018.

MIRANDA, Maria do Rosário Amaral Correia. O IMPACTO DA DESMOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO DOS PROFESSORES. 2012. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?source=hp&ei=6hn8WvbqLoHwQSuqJj4Ag&q=O+IMPACTO+DA+DESMOTIVAÇÃO+NO+DESEMPENHO+DOS+PROFESSORES&oq=O+IMPACTO+DA+DESMOTIVAÇÃO+NO+DESEMPENHO+DOS+PROFESSORES&gs_l=psyab.12...1937.14430.0.24449.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0....0...1c.1.64.psyab..0.0.0....0.IozOIvl1D3w>. Acesso em: 15 maio 2018.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. 2001. Disponível em:

reve+panorama+da+pesquisa+brasileira&oq=mobile-gws-lite..>. Acesso em: 10 abr. 2018.

SILVA, Everson Melquíades Araújo; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Reflexão em Paulo Freire: uma contribuição para a formação continuada dos professores. 2005. Disponível em:

. Acesso em: 10 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Resumo Expandido