COMO BRINCAM E O QUE DIZEM AS CRIANÇAS EM UMA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA?

Autores

  • Evandro Salvador Alves de Oliveira UNIFIMES
  • Daniele Oliveira Freitas UNIFIMES
  • Francielly Maria de Souza UNIFIMES
  • Wellington Sousa Lima UNIFIMES

Resumo

As crianças do século XXI não brincam e produzem culturas (lúdicas) idênticas àquelas do século passado. A cultura lúdica, como toda cultura, é um produto da interação social que é modificada, afetada e
transformada cotidianamente, escapando de um fenômeno Cristalizado. A cultura virtual e o mundo das tecnologias
digitais possuem elementos e conteúdos que se fazem presentes nas relações que ocorrem entre sujeitos durante o decorrer da vida, no trabalho, na escola e no meio social de modo geral. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as brincadeiras e discursos infantis que acontecem em contextos educativos como a Brinquedoteca Universitária. Trata-se de um estudo alicerçado na abordagem qualitativa, com vistas ao aporte teórico presente no campo das Ciências Humanas e Sociais. Por meio de metodologias que se apropriam de observações participantes, as vozes e ações das crianças são fontes de análises importantes e exploradas. É possível
compreender que o contato e interação com as tecnologias digitais e a cultura midiática, desde a mais tenra idade, trazem fenômenos que permitem a configuração de novos modos de brincar, pensar, agir e ser criança na cultura do consumo e do capitalismo. Portanto, o brincar no século XXI carrega elementos advindos da mídia que contribuem para novas construções e maneiras de produzir culturas lúdicas.


Palavras-Chave: Criança. Brincar. Brinquedoteca.

Biografia do Autor

Evandro Salvador Alves de Oliveira, UNIFIMES

Mestre em Educação (UFMT). Doutorando em Estudos da Criança (UMinho-Portugal). Doutorando em Educação
(UNIUBE-Brasil). Docente efetivo do Centro Universitário de Mineiros

Daniele Oliveira Freitas, UNIFIMES

Graduanda em Educação Física no Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Francielly Maria de Souza, UNIFIMES

Graduanda em Educação Física no Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Wellington Sousa Lima, UNIFIMES

Graduando em Educação Física, no Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Referências

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.

MOMO, M.; COSTA, M. V. Crianças escolares do século XXI: para se pensar uma infância pós-moderna. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.141, set./dez. 2010.

MOMO, M.; COSTA, M. V. Crianças que vão à escola no início do século XXI – Elementos para se pensar uma infância pós-moderna. 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de

Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Caxambu – MG. 2009.

PIMENTEL, A.; ARAÚJO, L. S. Concepção de Criança na Pós-Modernidade. Psicologia Ciência e Profissão, 27 [2], 184-193, 2007.

SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo cultura na Argentina. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

OLIVEIRA, E. S. A. Infância e cultura contemporânea: os diálogos das crianças com a mídia em contextos educativos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rondonópolis, 2014.BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Resumo Expandido