ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Maria Eneida da Silva
  • Andréa Kochhann
  • Maria Cecília Silva de Amorim

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar o projeto de extensão Encontro de Formação de Professores
do Campus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás – ENFORMA. Tal ação está vinculada ao Grupo de
Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI – que possui várias atividades de cunho
formativo. O ENFORMA foi criado para atender à demanda da Secretaria Municipal de Educação de Luziânia,
Goiás por meio da formação continuada para os professores da rede e orientações gerais sobre práticas
pedagógicas. Modulado em encontros presenciais, o evento teve três edições, em 2017, sendo uma em maio, uma
em setembro e uma em novembro, mas fora repensado e reorganizado para o ano de 2018 com a configuração de
curso semipresencial de 120 h, composto por 3 encontros no primeiro semestre e 4 encontros no segundo
semestre. Agregadas aos encontros, o projeto conta com atividades extraclasse propostas nos encontros
presenciais e lançadas no Facebook do Grupo para socialização; discussões teóricas e esclarecimento de dúvidas
pelo Grupo de WhatsApp; bem como orientação para participação em eventos científicos e quiçá concorrência
para mestrados e doutorados. As atividades presenciais serão ministradas por partícipes do GEFOPI e
convidados externos e as temáticas são escolhidas pelos participantes e/ou indicadas pela Secretaria de
Educação. Assim, como elemento da formação processual e orgânica com base em autores como Reis (1996),
Demo (2006) dentre outros, espera-se elevar o nível de formação de profissionais e estudantes em formação
inicial.

Palavras-chave: Formação de professores. Extensão universitária. Trabalho concreto.

Biografia do Autor

Maria Eneida da Silva

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Especialista em
Língua Inglesa (UniEvangélica/GO); Graduada em Letras Português/Inglês (UEG). Docente titular da UEG,
diretora do Campus Luziânia da UEG, pesquisadora do GECG – Grupo de Pesquisa em Educação, Gestão e
Cultura Regional e membro do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. 

Andréa Kochhann

Pedagoga (UEG; Especialista em Docência Universitária (UEG); Mestra em Educação (PUC/GO); Doutoranda em Educação (UnB). Docente da UEG, Coordenadora do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. 

Maria Cecília Silva de Amorim

Pedagoga e especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás Câmpus Luziânia, especializanda em Arte-Educação Intermidiática Digital pela UFG, membro do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, professora da rede municipal de Luziânia.

Referências

CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Professor Polivalente: profissionalidade docente em análise. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.

DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 7. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

REIS, Renato Hilário dos. Histórico, Tipologias e Proposições sobre a Extensão Universitária no Brasil. Cadernos UnB Extensão: A universidade construindo saber e cidadania. Brasília, 1996. In:

http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/download/6094/5042.

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo