PROFESSOR – PRINCIPAL AGENTE RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO
Resumo
O presente estudo procura demonstrar a necessidade do professor romper com os modelos racionalistas
e repensar a relação teoria/prática; fazendo uso da união e do respeito no trabalho docente. Compreendendo que
o processo educacional não se restringe somente à dimensão pedagógica, mas às dimensões política, econômica,
cultural e coletiva. Assim sendo, o professor deve estar atento ao rigor de seu trabalho docente, para que possa
proporcionar ao educando a compreensão de seu papel como sujeito construtor de sua história. A
profissionalização docente explicita algumas razões pelas quais a formação dos professores pode e deve
contemplar o espaço para a prática reflexiva e para um rumo de maior autonomia e responsabilidade profissional.
Palavras-Chave: Profissionalização Docente. Ação-Reflexão-Ação. Conhecimento. Prática.
Referências
BOLZAN, D. S. P. V. Formação de Professores: Compartilhando e Reconstruindo
Conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
COÊLHO, I. M. Fenomenologia e Educação. In: BICUDO, M.A.V. CAPELLETTI, I. F.
(orgs). Fenomenologia uma Visão Abrangente da Educação. São Paulo: Olho d’água, 1999.
FAZENDA, I. C. A. ; SEVERINO, A. J. (orgs.). Conhecimento, Pesquisa e Educação.
Campinas, SP: Papirus, 2001.
MARTINELLI, M. et al. Ética, Valores Humanos e Transformação. São Paulo: Petrópolis,
, p. 84.
PAIVA, Edil V. de (org.). Pesquisando a Formação de Professores. Rio de Janeiro: DP&A,
PEIXOTO, A.J. Divisão do Trabalho Pedagógico e Alienação. In: Nuances Presidente
Prudente: FCT/UNESP, Departamento de Educação, 1995, p. 41-9.
PETRELLI, Rodolfo. Fenomenologia, teoria, método e prática. Goiânia: Editora da UCG,
(Coleção de Bolso, 3; 64 p.)
SEVERINO, A. J. Educação, Ideologia e Contra-Ideologia. São Paulo: EPU, 1986. in:
BUENO, E. R. de A. Fenomenologia e a Ressignificação do Trabalho Docente. (Dissertação
de Mestrado) UFG - Faculdade de Educação – 2001, p.145-147.
TARDIF, M. Os Professores Enquanto Sujeitos do Conhecimento: Subjetividades, Prática e
Saberes no Magistério.In: CANDAU, V. M. (org.). Didática, Currículo e Saberes Escolares.
Rio de Janeiro: DP&A, 2001.