O IMPACTO DA COBERTURA VACINAL NA OCORRÊNCIA DE ÓBITOS POR TÉTANO NEONATAL NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Maria Clara Ribeiro Figueredo
  • Rosemeyre Vasconcelos Carvalho Cunha
  • Raquel Loren dos Reis Paludo
  • Viviane Cristina Caldeira
  • Wellington Francisco Rodrigues
  • Camila Botelho Miguel

Resumo

O tétano neonatal é uma doença provocada pela toxina de um bacilo tetânico que acomete crianças de até 28 dias, podendo levar à óbito do neonato. Nas américas devido ao esquema vacinal nos programas de pré-natal, houve uma redução do número de casos, e a mesma deixou de ser um problema de saúde pública. Entretanto algumas regiões do Brasil, como o Nordeste, enfrentam dificuldades quanto à adesão em programas vacinal o que reflete ao risco de desenvolvimento de epidemias. Assim, os objetivos foram descrever a regressão dos casos de óbitos por tétano neonatal, bem como correlacionar com a cobertura vacinal no Nordeste do Brasil. Foi realizada uma avaliação retrospectiva em um período de vinte anos (1996 a 2015) em base de dados do Ministério da Saúde (DATASUS), quanto aos casos de óbitos por Tétano neonatal na região Nordeste do Brasil. O mesmo banco de dados foi consultado para avaliar a cobertura vacinal (1994 a 2015). Os valores absolutos foram comparados em períodos e correlacionado. Foi observada uma correlação negativa (Spearman r = -0,95) e significativa (p<0,0001) da ocorrência em função do acréscimo de tempo. Além disso, houve um decaimento na ocorrência de óbitos após a década de 90 (p<0,05). Em contraste, foi observada uma correlação positiva (Spearman r = +0,61), e significativa (p = 0,002) na cobertura vacinal em função do acréscimo de tempo (p<0,05). Por fim, foi observada uma correlação negativa (Pearson r = -0,80) e significativa (p<0,0001) entre as ocorrências de óbitos por Tétano neonatal e a cobertura vacinal. O presente estudo permitiu verificar o perfil das ocorrências de óbitos em relação ao tempo, assim como a cobertura vacinal na região do Nordeste do Brasil, concluindo e demonstrando a importância da aderência à vacinação, para fins de prevenção da doença ao combate da propagação ao Tétano neonatal.

 

Palavras-Chave: Tétano. Recém-nascido. Nordeste. Cobertura vacinal.

Biografia do Autor

Maria Clara Ribeiro Figueredo

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, acadêmica do curso de Medicina

Rosemeyre Vasconcelos Carvalho Cunha

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, acadêmica do curso de Medicina

Raquel Loren dos Reis Paludo

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, mestre

Viviane Cristina Caldeira

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, especialista

Wellington Francisco Rodrigues

Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, doutor

Camila Botelho Miguel

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES; Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, doutora

Referências

DANILEVICZ N, MENEGHEL SN, KMETZSEH C, et al. Inquérito de morbi-mortalidade de tétano neonatal no município de Nonoai, RS, 1988. Cad. Saúde Pública, RJ. 6(3):306-318, 1990.

VIEIRA, LJ. O tétano neonatal no Estado de Minas Gerais: contribuição para a compreensão do problema. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto. 11(5):638-644, 2003.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo I - Ciências Biológicas e Saúde - Resumo expandido