FREQUENCIAS DAS OCORRÊNCIAS DE ÓBITOS POR SHIGELOSE NAS DIFERENTES MACRORREGIÕES DO BRASIL

Autores

  • Maria Isabella Spindola Francisco
  • Leandro Pires Silva Filho
  • Jéssica Coimbra Cangussu
  • Sara de Alencar Parente
  • Wellington Francisco Rodrigues
  • Camila Botelho Miguel

Resumo

A Shigelose é uma doença infecciosa do trato gastrointestinal, onde o microrganismo é capaz de invadir o organismo humano por via fecal-oral e atravessar a mucosa do estômago, sendo responsável por um número expressivo de mortalidade e morbilidade entre as infecções gastrointestinais. Assim, levantamentos epidemiológicos permitirão conhecer o atual perfil de distribuição da doença, auxiliando como indicador para estratégias em saúde pública. Avaliou-se a distribuição das ocorrências de óbitos nas macrorregiões do Brasil, bem como verificou-se o perfil etário destas ocorrências. Realizou-se uma avaliação retrospectiva em um período de 20 anos (1996 a 2015) em base de dados do Ministério da Saúde (DATASUS), quanto aos casos de óbitos por Shigelose nas diferentes macrorregiões. Incluiu-se todos os casos de óbitos no período delineado. Os dados foram expressos em valores absolutos e corrigidos para 100.000 habitantes (normalizados pela densidade populacional de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em percentual as frequências absolutas de óbitos por Shigelose seguiu a seguinte ordem decrescente de casos: Nordeste (37%), Sudeste (27%), Sul (23%), Norte (8%) e Centro-Oeste (5%). Após normalização dos dados com a densidade populacional, a ordem se modificou para a seguinte: Sul (31%), Nordeste (25%), Norte (18%), Centro-Oeste (14%) e Sudeste (12%). Por fim, as distribuições das ocorrências foram avaliadas quanto às diferentes faixas etárias, com maiores ocorrências de 0 a 4 anos e ≥60 anos de idade (p<0,05). Desta forma os dados permitem concluir que há uma variabilidade nas frequências das ocorrências de óbitos por Shigelose nas diferentes macrorregiões do Brasil, sobretudo deve-se levar em consideração a densidade populacional para avaliação dos dados epidemiológicos. Além disso, os dados corroboram com a literatura do aumento das ocorrências em crianças e acrescenta o aumento das ocorrências nos idosos nas diferentes regiões do país.

 

Palavras-Chave: Shigelose. Epidemiologia. Público vulnerável. Brasil.

Biografia do Autor

Maria Isabella Spindola Francisco

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, acadêmica do curso de Medicina

Leandro Pires Silva Filho

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, acadêmico do curso de Medicina

Jéssica Coimbra Cangussu

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, acadêmica do curso de Medicina

Sara de Alencar Parente

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, acadêmica do curso de Medicina

Wellington Francisco Rodrigues

Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, doutor

Camila Botelho Miguel

Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES; Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Doutora

Referências

ALVES CFM. Bactérias enteropatogênicas envolvidas em doenças transmitidas por alimento e diarréias agudas em Minas Gerais no período de 2006 a 2008. Universidade Federal De Minas Gerais, 2009.

CUNHA FPLC, VILELA MLAS, MAXIMIANO T, BARBOSA TMMB, GUIMARÃES DAL, TOLEDO RCC. Shiguella sp: um problema de saúde pública. Higiene Alimentar. 31(264/265), 2017.

DIAZ R, MENNA B. Internações de crianças e de adolescentes por condições sensíveis à atenção primária em saúde, na rede pública de Porto Alegre/RS, no período de 2012 a 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública, 2016.

FERREIRA AC, BRITO MJ, MACHADO TS, MACHADO J, FERREIRA GC, MACHADO MC. Gastroenterite: a Shigella na idade pediátrica. Acta Pediatra. 34(5)333-337, 2003.

MENDONÇA MJC, MOTTA RS. Saúde e saneamento no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas. 30, 2007.

PAIVA RFDPD, SOUZA MFDP. Association between socioeconomic, health, and primary care conditions and hospital morbidity due to waterborne diseases in Brazil. Cadernos de Saúde Pública, 34(1), 2018.

SOUZA BVS, VANDESMET LCS. Shigelose: uma revisão bibliografica. Mostra Científica em Biomedicina. 1(1), 2016.

UHR JGZ, SCHMECHEL M, UHR DDAP. Relação entre saneamento básico no Brasil e saúde da população sob a ótica das internações hospitalares por doenças de veiculação hídrica. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, 7(2), 2016.

ZORZETTO R, SARAIVA LC, COSTA L, PALMA TV, COUTO JCM, AUGUSTI L, NUSSBAUMER A. Técnica de PCR Simplex associada a método de extração de DNA de baixo custo para identificação molecular de isolados clínicos de Shigella spp. Disciplinarum Scientia| Saúde, 16(1):11-17, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo I - Ciências Biológicas e Saúde - Resumo expandido