DIABETES MELLITUS GESTACIONAL: UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Leandro Pires Silva Filho
  • Táysila Kárita Furtado Rosa
  • Larissa Coelho Lessi
  • Maria Eduarda Machado Santana
  • Marina Timo Machado
  • Viviane Cristina Caldeira

Resumo

O Diabetes Mellitus Gestacional é definido como um estado de intolerância à glicose, sendo de variável intensidade. Sua origem é explicada pelo aumento de hormônios anabólicos e hiperglicemiantes, juntamente com elevação da resistência periférica a ação da insulina. Além das consequências maternas, existem muitas repercussões fetais como macrossomia, ictérica e óbitos fetais. O resumo expandido usou a revisão literária simples, sendo as bases de pesquisa o Google Acadêmico, Scielo e PubMed. No Brasil, 7% das gestantes sofrem com a hiperglicemia, o que explica a necessidade de estudos voltados a essa realidade. Assim, segundo a Diretriz de Diabetes de 2015 não existe um consenso fixo para o diagnóstico e rastreio dessa patologia, ficando a cargo do especialista o tal exercício. Entretanto, o Ministério da Saúde indica o diagnóstico pelo TOTG em jejum maior que 92 mg/dl.  Portanto, a doença é muitas vezes subdiagnosticada na atenção básica de saúde, sendo o objetivo do artigo a compreensão dos valores diagnósticos para o Diabetes Mellitus Gestacional, conforme os órgãos responsáveis desta área de estudo.

 

Palavras-Chave: Diabetes Mellitus. Gestação. Diagnóstico.

Biografia do Autor

Leandro Pires Silva Filho

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Presidente da Liga Acadêmica de Metabologia e Endocrinologia da Unifimes (LAMEU), Fundador da Liga Acadêmica de Anatomia Fattini (LiAFFa) e Membro da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia Mineirense (LAGOM)

Táysila Kárita Furtado Rosa

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Diretora Geral da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia Mineirense (LAGOM), Secretária da Liga Acadêmica de Metabologia e Endocrinologia da Unifimes (LAMEU)

Larissa Coelho Lessi

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Membro da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia Mineirense (LAGOM), Membro da Liga Acadêmica de Cardiologia da Unifimes (LACARD)

Maria Eduarda Machado Santana

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Membro da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia Mineirense (LAGOM)

Marina Timo Machado

Docente no Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Docente na Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Bacharel em medicina pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Materno Infantil – Goiânia/GO

Viviane Cristina Caldeira

Docente no Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Mestranda em "Atenção em Saúde" pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - GO). Pós-graduada (lato sensu) em "Enfermagem do Trabalho" pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR). Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR)

Referências

DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diabetes Mellitus Gestacional. Rio de Janeiro: Grupo Editora nacional, 2015-2016. Disponivel em: <http://www.diabetes.org.br/profissionais/images/docs/DIRETRIZES-SBD-2015-2016.pdf> acesso em: 05 de abril de 2018.

EMBABY, Heba. Insulin Sensitivity and Plasma Glucose Response to Aerobic Exercise in Pregnant Women at Risk for Gestational Diabetes Mellitus. Insulin Sensitivity And Plasma Glucose, Jimma, v. 26, n. 5, p.409-414, set. 2016. Disponivel em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5389055/pdf/EJHS2605-0409.pdf> acesso em: 09 de abril de 2018.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRICIA. Rastreamento e Diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional no Brasil. BRASIL: 2017. Disponível em: <https://www.febrasgo.org.br/images/pec/patrocinadores/Relatorio_DIABETES.pdf> Acesso em: 14 de abril de 2018.

GOLBERT, Dr. Airton. Tratamento do Diabetes Gestacional e da gestante com Diabetes. Disponível em: <http://www.diabetes.org.br/ebook/component/k2/item/59-tratamento-do-diabetes-gestacional-e-da-gestante-com-diabetes>. Acesso em: 13 abr. 2018.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diabetes Mellitus Gestacional: diagnóstico, tratamento e acompanhamento pós-gestação. BRASIL: 2014-2015. Disponível em: <http://www.diabetes.org.br/profissionais/images/pdf/diabetes-gestacional/001-Diretrizes-SBD-Diabetes-Gestacional-pg192.pdf > Acesso em: 04 de abril de 2018.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Diabetes Mellitus Gestacional. BRASIL: 2006. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/ramb/v54n6/v54n6a06.pdf> Acesso em: 09 de abril de 2018.

WEINERT, Letícia Schwerz et al. Diabetes gestacional: um algoritmo de tratamento multidisciplinar. Tratamento do Diabetes Gestacional, Porto Alegre, v. 7, n. 55, p.435-445, 2011. Disponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/abem/v55n7/02.pdf> Acesso em: 05 de abril de 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo I - Ciências Biológicas e Saúde - Resumo expandido